A Comissão de Educação promove audiência pública, na quinta-feira (28), para discutir as metodologias de alfabetização na educação infantil. O evento foi solicitado pelo deputado George Hilton (PRB-MG).
;A educação brasileira está há anos na agenda política brasileira. A agenda é tão variada e extensa, que a discussão de novas propostas transparece que a qualidade da educação está no estado da arte;, diz o parlamentar.
Mas, de acordo com George Hilton, não é isso que se vê nos resultados dos rankings internacionais de educação, como a avaliação do Pisa (Programme for International Student Assessment - Programa Internacional de Avaliação de Estudantes). ;O objetivo da audiência pública é trazer a discussão para a metodologia de ensino e de alfabetização.;
;É sabido que os Parâmetros Curriculares Nacionais diz, desde 1997, que o socioconstrutivismo e a psicogênese da escrita constituem o paradigma para a alfabetização;, observa o parlamentar. ;Considerando que muitos países descartaram a metodologia construtivista no sistema educacional, a audiência pública se justifica para conhecer se existem outros métodos que alfabetizem com eficiência.;
Convidados
Foram convidados para debater o tema com os integrantes da comissão o presidente do Instituto Alfa e Beto (IAB), João Batista Araújo e Oliveira; e o professor da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UNB) Bráulio Porto.
A audiência ocorrerá no Plenário 10, a partir das 9h30.