Uma ponte para a pré-história
O Parque Nacional da Serra da Capivara fica no Piauí e concentra sítios arqueológicos com pinturas rupestres e antigos acampamentos de até 100 mil anos atrás. O local já foi mar há 200 milhões de anos, mas movimentos tectônicos fizeram aparecer ali planícies, serras e vales preenchidos pela vegetação da caatinga. Quem quiser saber mais sobre como viviam os homens das cavernas brasileiros não pode perder a exposição Serra da Capivara: os brasileiros com mais de 50 mil anos, no Espaço Israel Pinheiro.
Alunos da Escola Classe Quebrada dos Néris, área rural do Paranoá, conheceram a galeria, caminharam pelo Bosque dos Constituintes, fizeram desenhos, assistiram a um filme sobre os biomas brasileiros, se divertiram com jogos de videogame que ensinam a preservar o meio ambiente e muito mais. Ana Beatriz Mendes, 11 anos, se encantou com vestígios do passado:
; Vi fósseis de mamíferos e felinos de até 14 mil anos e vasos de cerâmica. Achei tudo muito legal, ainda mais porque já tinha estudado sobre isso.
Bárbara Oliveira, 10, também gostou muito da mostra:
; Aprendi sobre diferentes biomas, como o cerrado, e também sobre a importância de reciclar e preservar na sala de jogos. Alguns bichos que já desapareceram a gente só consegue conhecer por meio dos fósseis, por isso, é importante cuidar do planeta.
Vinícius Araújo, 9, conta o que viu por lá:
; A exposição tem ossos bem antigões de pessoas e bichos, tem colares com dentes de onça-vermelha, onça-pintada, jaquatirica;
Caio Santos, 9, ficou com vontade de visitar a Serra da Capivara:
; É incrível, nunca tinha vista algo assim. Só faltou ter fóssil de dinossauro!
Confira
Até 15 de dezembro, vá ao Espaço Israel Pinheiro (entre a Praça dos Três Poderes e o Bosque dos Constituintes) de segunda a domingo, das 10h às 18h. É de graça. Informações: 3323-6658.