Em Brazlândia, por exemplo, é possível intercalar o estudo da biologia com o plantio do morango, tratar dos saberes rurais e ainda trabalhar a cultura popular. Em uma cidade como o Cruzeiro, pode-se falar sobre a história dos cariocas que se instalaram em Brasília. Toda a complementação segue uma tendência nacional de ir além do currículo tradicional, de desenvolver não somente o lado cognitivo dos alunos, mas também o humano, o democrático. A intenção é formar seres humanos capazes de reconhecer, nas comunidades onde vivem, os valores construídos ao longo de décadas.
De acordo com a subsecretária de Educação Básica da pasta, Edileuza Fernandes da Silva, o documento a ser apresentado foi construído de forma inédita dentro da rede pública de ensino. ;Não foram contratadas pessoas de fora para elaborar as diretrizes. Elas foram discutidas e validadas pelos professores da rede desde 2011. É um documento legítimo, nascido do debate;, explica. A subsecretária afirma que foram realizadas sete plenárias sobre o assunto, cada uma com duas regionais de ensino. Elas avaliaram o currículo e designaram delegados para analisar o projeto.
A secretaria recebeu respostas sobre os pontos frágeis e os positivos e adequou o Currículo da Educação Básica em Movimento, divulgado hoje com exclusividade pelo Correio, seguindo as coordenadas dos docentes. Os grupos de trabalho abrangeram profissionais da educação infantil; dos ensinos fundamental e médio; da educação especial; e da de jovens e adultos.;Houve uma versão experimental, provisória, em 2010. Esta é uma diretriz que realmente atende a anseios dos professores;, diz Edileuza.
Proximidade
Cerca de 15 mil docentes foram treinados para pesquisar e planejar as aulas no novo modelo. Com a iniciativa, eles precisarão estar mais próximos dos alunos. A inovação estará na forma interdisciplinar de ensino. O currículo será aplicado a todas as etapas escolares até a conclusão do 3; ano do ensino médio, independentemente da forma de organização da instituição de ensino. Ou seja, a proposta vale para as escolas que aderiram aos ciclos, à semestralidade ou para as que forem de ensino seriado.
A aproximação com os diferentes núcleos do saber não será feita por um único professor, nem terá uma matéria específica. Será permeada na grade que já existe. ;O nosso currículo traz também eixos transversais. É uma evolução do que era feito anteriormente. As mudanças da sociedade exigem que a gente olhe para elas;, afirma o secretário de Educação, Marcelo Aguiar.
Temas como a consciência étnico-racial, a sustentabilidade, os direitos das mulheres, entre outros, devem ser discutidos para a formação da cidadania. Essas iniciativas existem em algumas escolas do DF. Instituições exemplares conseguiram aumentar o interesse dos alunos para os assuntos vividos no dia a dia pela sociedade. A intenção agora é universalizar esse modelo. ;Isso sem deixar de lado o currículo exigido pelo Ministério da Educação (MEC), os conhecimentos científicos necessários para a aprovação em concursos, vestibulares, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);, lembra Edileuza.
Conteúdo nas mãos
O currículo será dividido em oito cadernos, com especificações para cada tipo e nível de ensino. Em fevereiro, os professores terão acesso ao conteúdo completo impresso; por e-book; no site da secretaria; e no tablet. Hoje, 4 mil docentes do ensino médio receberam o aparelho para melhorar a interação dentro da sala de aula. A intenção é que, até o ano que vem, os mestres do ensino fundamental também tenham o tablet. Os novos instrumentos já virão com o currículo instalado.