Técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) vão percorrer escolas públicas de Resende (RJ), nesta semana, para conferir de perto a execução do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). O objetivo é esclarecer dúvidas dos agentes escolares, orientá-los sobre as normas do programa e prevenir falhas no uso dos recursos.
As visitas de monitoramento nas unidades de ensino serão realizadas até esta quarta-feira, 6. Na quinta-feira, 7, haverá capacitação para cerca de 250 agentes envolvidos com a gestão do PDDE em Resende e em outros 15 municípios da região. Na sexta, 8, o FNDE promove outro curso, voltado para técnicos responsáveis pela elaboração e envio das prestações de contas por meio do Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SIGPC).
Criado em 1995, o PDDE tem a finalidade de prestar assistência financeira, em caráter suplementar, às escolas da rede pública de educação básica, às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos e aos polos presenciais da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O objetivo é promover melhorias na infraestrutura física e pedagógica das unidades de ensino e incentivar a autogestão escolar.
Os recursos destinam-se a pequenos reparos nas unidades de ensino e à manutenção da infraestrutura do colégio. Também podem ser utilizados na compra de material de consumo e de bens permanentes, como geladeira e fogão. Ao longo dos anos, novas ações foram incorporadas e, hoje, também financia a educação integral e o Programa Atleta na Escola.
Assessoria de Comunicação Social do FNDE