O primeiro edital do Sisutec oferece acesso a cursos com ênfase na tecnologia da informação, saúde e indústria. ;Depois de um curso de um a dois anos, o aluno sai com uma certificação profissional em áreas que o mercado de trabalho está bastante aquecido;, destacou Mercadante. Os estudantes poderão disputar 24 mil vagas em instituições públicas, 197 mil em cursos privados e outras 18 mil no Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e no Serviço Social do Comércio (Sesc).
O Maranhão foi o único estado que ficou de fora da primeira edição do Sisutec. ;A distribuição (das vagas) pelos estados é muito maior onde a rede privada de ensino superior é mais forte;, explicou o ministro. Enquanto cinco estados da Região Norte ofertarão menos de mil vagas cada, 70% das oportunidades estão concentradas em São Paulo (76 mil), Pernambuco (40 mil), Minas Gerais (28 mil), Paraná (17 mil) e Distrito Federal (8,2 mil).
A destinação prioritária de 85% das vagas será para candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede pública, ou para bolsistas integrais de instituições particulares. Os cursos terão de 800 a 1,2 mil horas e serão oferecidos exclusivamente em instituições com avaliações positivas pelo Ministério da Educação. O candidato deve fazer a inscrição até o dia 12, e o resultado da primeira chamada será divulgado no dia 14. A partir de 2014, o Sisutec terá dois editais anuais, assim como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), voltado à classificação de estudantes para o ensino superior.