A secretária municipal de educação adjunta, Maria Celeste, explica que a implantação da educação integral foi antecedida de estudos dos contextos social e econômico. Depois, foram elaborados projetos e definidas ações e metas a serem alcançadas a cada mês. A formação dos professores e o projeto pedagógico são pontos que sustentam a proposta em execução.
Cadernos temáticos entregues aos educadores orientam a prática pedagógica nas escolas, que também é acompanhada pela equipe da Secretaria de Educação. Os cadernos tratam desde a fundamentação da escola em tempo integral aos conteúdos, fases do desenvolvimento humano, currículo e jornada dos educadores.
No quarto ano de execução da educação integral, Governador Valadares ainda tem desafios para atender os 21,8 mil estudantes, dos quais 19,8 mil estão em escolas urbanas e 2.040 em unidades rurais. De acordo com Maria Celeste, o município construiu e alugou espaços, mas a infraestrutura ainda não está totalmente adequada. ;A rede tem 48 escolas, mas poucas têm a estrutura desejada para a educação em tempo integral;, diz.
Todos esses cuidados, na avaliação de Maria Celeste, renderam pontos positivos e mais desafios. Entre os fatores positivos, ela destaca a formação continuada de professores, pedagogos e diretores da rede, que contribuiu para consolidar a proposta; a mudança na concepção entre os profissionais do que é educação integral; o avanço no aprendizado de artes, esportes, dança e música; a redução da evasão. O que preocupa a secretaria é o elevado número de transferências de estudantes dos anos finais do ensino fundamental para outras redes públicas. ;Pré-adolescentes não gostam do tempo integral;, avalia.
O programa Mais Educação, do governo federal, teve início com o projeto do município, em 2010. ;Foi concomitante, mas não no contraturno, e sim intercalado com as aulas dos diferentes componentes curriculares;, salientou. As atividades desenvolvidas com base no modelo de Governador Valadares compreendem as disciplinas do núcleo comum, intercaladas com oficinas de judô, caratê, artes visuais, dança, música, percussão e atividades circenses. Na escola, os estudantes fazem quatro refeições ; café da manhã, lanche, geralmente com frutas da estação, almoço e lanche antes da saída.
Índice
Apesar do esforço do município, a secretária adjunta explica que o trabalho executado nesses quase quatro anos ainda não se refletiu no índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) da rede municipal, especialmente nos anos finais do ensino fundamental. O Ideb de Governador Valadares no quarto e no quinto anos, em 2005, foi de 3,7 pontos; em 2007, de 4,0; em 2009, de 5,0; em 2011, de 4,9. No sexto e nono anos, em 2005, de 2,8; em 2007, de 3,4; em 2009, de 4,0; em 2011, de 4,0. A escala do Ideb vai até 6 pontos, índice que deve ser alcançado até 2021.
O município de Governador Valadares, a 320 quilômetros de Belo Horizonte, está situado na mesorregião do Vale do Rio Doce. A população é de 263,5 mil habitantes.
Mais Educação
Integrante do Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação (PNE), o programa Mais Educação foi criado em 2007 para incentivar, com transferência de recursos federais, as secretarias estaduais e municipais de Educação a oferecer educação integral na rede pública. Em 2008, primeiro ano de atividade, aderiram ao programa 1.380 escolas de ensino fundamental. Em 2009, o número subiu para 5 mil unidades; em 2010, chegou a dez mil; em 2011, a 14,9 mil e, em 2012, a 32 mil. A meta para 2013 é alcançar 45 mil escolas.