O deputado Beto Albuquerque (PSB-RS) defendeu há pouco a revisão do financiamento do transporte público no País. Ele foi o autor do requerimento da comissão geral chamada para discutir política de transporte público no Brasil. O tema é um dos itens da pauta de reivindicações das manifestações que têm ocorrido em diversas cidades brasileiras desde o mês passado.
;O transporte é financiado hoje 100% por quem paga a tarifa. Queremos buscar um novo modelo de financiamento e um novo modelo de transporte urbano para o futuro;, disse. O deputado lembrou que apenas quatro cidades no Brasil possuem passe livre.
Albuquerque reclamou que apenas 45% das 38 maiores cidades do Brasil têm um plano de transporte urbano. ;É muito pouco, quase 85% dos 180 milhões de brasileiros vivem em cidades.; Segundo ele, as manifestações das ruas são reflexo da falta de planejamento nas grandes metrópoles.
O deputado criticou a prioridade dada pelos governos ao transporte individual, com redução de impostos para automóveis. ;Esse privilégio contrasta com a queda de passageiros transportados por transporte público;, reclamou Albuquerque.
O debate prossegue no Plenário.