As visitas de monitoramento nas unidades de ensino serão realizadas de segunda a quinta-feira. Na sexta-feira, dia 5, haverá capacitação para cerca de 150 agentes envolvidos com a gestão do PDDE em Carambeí e em outros dezessete municípios da região.
Criado em 1995, o programa tem a finalidade de prestar assistência financeira, em caráter suplementar, às escolas da rede pública de educação básica, às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos e aos pólos presenciais da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O objetivo é promover melhorias na infraestrutura física e pedagógica das unidades de ensino e incentivar a autogestão escolar. O orçamento previsto para 2013 é de R$ 2,38 bilhões.
Os recursos destinam-se a pequenos reparos nas unidades de ensino e à manutenção da infraestrutura do colégio. Também podem ser utilizados na compra de material de consumo e de bens permanentes, como geladeira e fogão. Ao longo dos anos, novas ações foram incorporadas e, hoje, também financia a educação integral e o Programa Atleta na Escola.
Serviço
Visitas de monitoramento: 1; a 4 de julho
Capacitação: 5 de julho
Local da capacitação: Biblioteca Pública Municipal (Rua da Prata, s/n;, Centro, Carambeí-PR)
Municípios convidados: Castro, Imbituva, Ipiranga, Ivaí, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, São João do Triunfo, Tibagi, Reserva, Telêmaco Borba, Jaguariaíva, Arapoti, Ventania, Irati e Campo Largo
Técnicos do FNDE: Abdeildes Nascimento Santos e Marta de Jesus Xavier
Ascom FNDE