Jornal Correio Braziliense

Ensino_EducacaoBasica

Alunos de ensino médio começam curso gratuito de direito amanhã

Estudantes do Cemi, no Gama, terão acesso às aulas em plataforma online

Os alunos do Centro de Ensino Médio Integrado (Cemi) do Gama terão acesso, a partir de amanhã (11/6), às aulas gratuitas de direito oferecidas pela Defensoria Pública do Distrito Federal, em plataforma online. É a primeira vez que o projeto Conhecer Direito utiliza a internet para ministrar palestras sobre direito administrativo, civil, constitucional, penal, noções de processo, direitos da criança e do adolescente, além de língua portuguesa, ética e atualidades. No total, 200 alunos do Cemi se inscreveram no programa, e mais de 120 foram selecionados. Eles vão ter acesso a aulas semanas e poderão entrar na plataforma apenas nas dependências da escola.

A transmissão começa às 14h e todo o curso soma 150 horas/aula. O objetivo dessa iniciativa, segundo o coordenador da Escola da Defensoria Pública do Distrito Federal Evenin Ávila é de universalizar o ensino jurídico entre jovens e, no futuro, levar isso para todas as escolas públicas.

O estudante do Cemi Gabriel Dourado, 16 anos, está animado com o início das aulas. Ele afirma que o curso é necessário, visto que vivemos na capital dos concursos públicos. ;Esses conteúdos são muito cobrados nos concursos e nós não temos acesso a eles no ensino médio. Tudo o que sei foi passado por meu irmão, que me deu noções de direito constitucional. Precisamos suprir essa necessidade;, afirma o estudante.

Ávila explica que o curso conta com aulas em vídeo, textos online, material impresso, chat para dúvidas e, quando necessário, reforços presenciais com atividades na escola - oficinas, produção de relatórios, redações e simulados aplicados pelos professores para mensurar o conhecimento adquirido. ;O curso é online, mas estaremos dentro da escola acompanhando o passo a passo do projeto;, garante o coordenador.

Sobre o projeto

O programa Conhecer Direito existe desde 2010 e promove cursos presenciais de direito para estudantes nas dependências da Escola da Defensoria Pública. Até agora, 30 escolas públicas do Distrito Federal têm alunos que participam das aulas; Em 2012, a Defensoria Pública criou também o Conhecer Direito Acessível, para alunos com deficiência auditiva, disponibilizando intérpretes em libras para ministrar as aulas.Os diretores que se interessam pelo projeto e querem levá-lo às escolas, basta ligar para a Escola da Defensoria Pública no (61) 2196 4410 ou acessar o site da .