Sabrina Alves Santos, estudante do ensino médio da Escola Estadual Romeu de Moraes de São Paulo, apresenta durante toda a semana o projeto Efeitos da exposição à poluição na cidade de São Paulo sobre o desenvolvimento ósseo do feto: uma abordagem experimental. A aluna é uma das finalistas da 11; edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada no campus da USP.
"Antes eu não via cientistas como pessoas normais, mas eu fiz trabalho de cientista e sou uma pessoa normal", contou a estudante que também participa do Programa de Pré-Iniciação Científica da USP.
Já Nayara Soares Pina da mesma escola, que está apresentando o projeto Detecção de Células Inflamatórias na Lesão Vascular do Enxerto em Modelo Experimental de Transplante de Aorta, disse que sempre quis fazer medicina, mas não sabia os caminhos. "Participando do projeto de pré-iniciação científica, tive uma visão diferente. Alunos de escola pública como a minha não podem perder oportunidades como essas, pois temos poucas", salientou.
Renata Francelino de Souza, Daniel Back da Trindade e Daniel da Silva Marques, estudantes do Centro Educativo Passionista Mãe da Santa Esperança, localizado no Riacho Fundo I, cidade satélite de Brasília, estimulados pelo professor de matemática Demutiey Rodrigues, construírame uma cadeira de rodas com material alternativo de baixo custo, o PVC. "Começamos a estudar vários tipos de conexões que pudessem manter a estabilidade e resistência do protótipo", explicou Renata.
Daniel da Trindade disse que a cadeira foi pensada tanto para atender pessoas com deficiência em membros inferiores como para tetraplégicos. A cadeira suporta o peso de até 80 Kg e o tempo de vida útil é de dois anos. O valor máximo da cadeira é de R$ 337, sendo que no valor de mercado uma com qualidade semelhante chega a R$ 735 e uma com qualidade inferior custa, em média, R$ 280
Proposta
A proposta surgiu a partir da análise dos valores de mercado e os tipos de cadeiras de rodas disponíveis na região de Brasília. O desafio foi encontrar material que pudesse substituir as hastes metálicas utilizadas na estrutura das cadeiras que fosse de baixo custo. A relevância do projeto está na convicção de que é possível construir ou fabricar cadeiras com materiais alternativos e atender a populações carentes. Os três autores do projeto pretendem cursar engenharia, mas ainda não sabem em qual especialidade.
Exposição
A Capes participou nos dias 12 a 14 com estande localizado na tenda de exposições da Febrace. No local foram divulgadas informações sobre os programas voltados à formação dos docentes do ensino básicos, além de informações sobre bolsas de estudo no país e no exterior.
Febrace
Acesse o da Feira.
Coordenação de Comunicação Social da Capes