Jornal Correio Braziliense

Ensino_EducacaoBasica

Ler é bom, experimente!

O grupo Projetos de Leitura abre inscrições para escolas públicas em todo país

A partir desta segunda-feira, 25 de fevereiro, professores de todo o país poderão realizar as inscrições de escolas públicas para participarem do programa Ler é Bom, Experimente no site . A ação é realizada pelo grupo Projetos de Leitura com o apoio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura( Lei Rouanet). A expectativa é que a iniciativa beneficie cerca de 45 mil alunos de 400 escolas.

O trabalho consiste na doação de livros a estudantes do 2; ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio e o desenvolvimento de atividades a partir da leitura. As escolas inscritas receberão de 38 a 114 livros de autoria do escritor e coordenador do grupo, Laé de Souza, além de material de apoio como folhas pautadas para redação, questionários e uma cartilha pedagógica para auxiliar o professor a executar as atividades dentro da sala de aula.

Para o coordenador do grupo nada desenvolve mais a capacidade verbal e de interpretação que a leitura de livros. Ele disse que os estudanets ficam enriquecidos com as novas ideias e com o novo vocabulário. ;Os livros proporcionam um aprendizado leve, agradável e de forma natural;, assegurou Laé.

As atividades nas escolas serão monitoradas pelos professores com auxílio de um manual e apoio da equipe do Grupo Projetos de Leitura. Após a execução das atividades sugeridas pelo projeto, como adaptação dos textos para teatro, encenação e discussão dos temas, os alunos respondem a um questionário sobre os livros e desenvolvem textos baseados nas crônicas ou nas personagens.

Outra grande oportunidade do projeto é a possibilidade dos alunos ; a partir do 6; ano-, concorrem a publicação de seus textos no livro As melhores crônicas dos projetos de leitura ; Volume 5 , que será lançado até novembro de 2013.

Sobre o Grupo Projetos de Leitura

O Grupo Projetos de Leitura iniciou seu trabalho em 1998 e tem seus projetos aprovados pelo Ministério da Cultura(MinC), além de contar com patrocinadores, parceiros e com o envolvimento dos professores. O projeto tem sede em São Paulo e atuação em todo o território nacional, desenvolvendo projetos sem fins lucrativos, com o objetivo de vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: desenvolver o hábito da leitura.

Sobre o autor

Laé de Souza é cronista, dramaturgo, produtor cultural, bacharel em Direito e Administração de Empresas, autor de vários projetos de incentivo à leitura e de livros infantis, juvenis e adultos, entre eles: ;Acontece;, ;Acredite se Quiser!”, a série ;Quinho e o seu Cãozinho;, ;Nos Bastidores do Cotidiano; , ;Espiando o Mundo pela Fechadura;, ;Coisas de Homem & Coisas de Mulher;.

Fonte: Ascom/MinnC