Segundo informações do Detran, com o início do ano letivo nas escolas privadas, o trânsito deve voltar ao normal na capital do país. O fluxo, em relação ao período de férias, deve aumentar em 30%. ;Vamos fazer operação especial de volta às aulas para alertar os motoristas que as crianças estão voltando. Como está chovendo muito, essa fiscalização terá que ser intensificada;, afirmou José Alves Bezerra, diretor do órgão.
Agentes do Detran vão se posicionar em faixas de pedestres e nas redondezas das escolas. O intuito é auxiliar o trânsito, principalmente nos pontos de maior concentração de escolas e veículos. Este é o caso da Asa Sul. Com a volta às aulas, a região tende a ficar com tráfego complicado. O Detran orienta aos pais que cheguem um pouco antes do horário de entrada estipulado pela escola e evitem estacionar em fila dupla para diminuir os congestionamentos. Além disso, eles devem acompanhar os filhos até a porta da instituição para evitar acidentes. O transporte escolar também será alvo da fiscalização do Detran-DF. Atualmente, são 2,3 mil veículos autorizados (veja reportagem na página 23).
Operação especial
O Batalhão de Policiamento Escolar da Polícia Militar vai ajudar o Detran a garantir a tranquilidade e a segurança na volta às aulas. O grupamento montou operação especial para o início do ano letivo. A partir das 7h de hoje, cerca de 350 agentes, 20 viaturas e 10 motos reforçarão o policiamento nas proximidades das escolas. A operação vai até 28 de fevereiro. Asas Sul e Norte e Taguatinga Sul serão os principais pontos monitorados por conta da concentração de colégios. ;Vamos atuar com patrulhamento e também na distribuição de fôlderes com dicas de segurança para pais, alunos e professores;, explica o major Valtênio Antônio de Oliveira, comandante em exercício do Batalhão Escolar.
Entre as orientações do batalhão, está o cuidado com os equipamentos eletrônicos, em especial, o tablet, ferramenta pedagógica já utilizada em muitas escolas. ;Pedimos para que os alunos não exibam esse material, que o usem apenas no interior da escola;, orienta o major. Ele sugere também que os estudantes andem sempre uniformizados e que evitem passar por locais ermos sozinhos.
Datas diferentes
O início do ano letivo é livre para cada escola, por isso, alguns colégios privados prorrogaram para 31 de janeiro e 4 de fevereiro o retorno das atividades. Na rede pública de ensino, os alunos retomam os estudos em 14 de fevereiro. A exigência da Lei de Diretrizes e Bases, do Ministério da Educação, é a de que as escolas cumpram os 200 dias letivos. Por conta do calendário apertado, a diretora do Sinepe, Fátima de Mello Franco, aconselha os estudantes a não perderem a primeira semana de aulas. ;É o primeiro contato do aluno com a escola. É nesse momento que ele conhece as normas da escola, o conteúdo e o método de avaliação, explica.
Tiago de Souza Fernandes, 12 anos, sabe da importância do primeiro dia de aula. Em 2013, ele vai para o 8; ano do ensino fundamental e está ansioso. ;Estou achando bom voltar para a escola, estes últimos dias de férias estavam enjoativos;, afirma o garoto. Para se preparar para o retorno aos estudos, ele e a mãe, Doleny Francisca de Souza Fernandes, 47, compraram os livros e o material escolar necessário juntos. ;Amanhã (hoje), vamos acordar cedo para evitar o trânsito e conseguir estacionar;, promete a mãe, que leciona na mesma escola em que o filho estuda, em Sobradinho.
"Vamos atuar com patrulhamento e na distribuição de fôlderes com dicas de segurança;
Valtênio Antônio de Oliveira, comandante em exercício do Batalhão Escolar
Dicas para a retomada
Pais
; Não deixe seu filho perder o primeiro dia de aula. Nesse início, a escola apresenta aos alunos as normas, o conteúdo e o método de avaliação;
; Procure sair de casa um pouco mais cedo do que o habitual para evitar atrasos provocados pelo trânsito;
; Respeite a sinalização do trânsito;
; Acompanhe as crianças até a porta da escola para evitar situações indesejáveis;
; Procure manter o diálogo aberto com professores e coordenadores da escola.
Alunos
; Organize o material escolar na noite anterior;
; Use sempre o uniforme, isso ajuda na identificação em casos de emergência;
; Atravesse na faixa de pedestres e não se esqueça de acenar antes para os carros pararem;
; Se sua escola adota tablet ou qualquer outro equipamento eletrônico, não fique expondo-o na rua para não chamar a atenção.
Estrutural muda esta manhã
Atualmente, quem trafega pela pista norte da Estrutural utiliza o Viaduto Ayrton Senna para cruzar a Epia. Já os veículos que vêm pela pista sul pegam desvio por baixo do viaduto, e recebem auxílio policial para atravessar o cruzamento da Epia. Com as mudanças, os condutores da esquerda, direcionados a acessar a Epia, não dependerão mais de controle policial para entrar na rodovia. Eles deverão seguir pela pista de três faixas, passar em frente ao Shopping Popular e à antiga Rodoferroviária, subir o viaduto de fluxo contrário e entrar no primeiro retorno do Eixo Monumental a fim de pegar o sentido correto (veja ilustração).
Já quem vier do contrafluxo do Eixo, a partir do Plano Piloto, deverá continuar nas duas faixas restantes do viaduto e pegar uma pista que leva, enfim, à Epia. Toda a operação será realizada com o apoio de agentes do DER, do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e do Departamento de Trânsito do DF (Detran).
Ainda haverá alterações no trecho da DF-003 que vai do Balão do Colorado até o do Torto. A partir de hoje, a via ganhará mais faixas para os veículos que seguem em direção ao Plano Piloto no início da manhã. Na descida do Colorado, a reversão da pista, que não é feita desde 17 de dezembro, vai voltar nos mesmos moldes do semestre passado: das 6h30 às 9h, com uma faixa a mais no trecho entre o Balão do Colorado e o Balão do Torto para quem vem de Sobradinho.