Jornal Correio Braziliense

Ensino_EducacaoBasica

Conhecimento ao alcance de todos

Alunosdoscursosdequalificaçãodoscentrosolímpicosrecebemosprimeiroscertificados, graçasaoprojetodesenvolvidoentreaSecretariadeEsporteseaFundaçãoAssisChateaubriand

O sábado foi de comemoração no Centro Olímpico de Ceilândia (Parque da Vaquejada). A primeira turma que concluiu os cursos gratuitos de qualificação social, oferecidos desde setembro de 2012, participou da cerimônia para a entrega dos certificados, com direito a lanche de confraternização. Hoje é a vez dos alunos de São Sebastião. E, no próximo fim de semana, as unidades de Riacho Fundo e Samambaia se preparam para a festa. Ao todo, o Projeto, realizado pela Secretaria de Esportes, em parceria com a Fundação Assis Chateaubriand, entregará 500 certificados nesta primeira etapa de reconhecimento dos participantes nos quatro centros olímpicos.

O evento de ontem reuniu dezenas de alunos e familiares. Luan Souza Costa, 13 anos, concluiu o curso de Inclusão digital. A mãe, a dona de casa Maria Aparecida de Souza Costa, 42, diz que a qualificação fez a diferença na vida do garoto. ;Apesar de ele já saber muito de computador, vejo que aprendeu ainda mais.Hoje, é ele quem nos ajuda em casa, quando temos dúvidas;, comentou, orgulhosa. Luan, que faz basquete na unidade de Ceilândia, foi o primeiro a receber o certificado das mãos do secretário de Esporte do Distrito Federal, Júlio Ribeiro. ;Este certificado vai ser importante para mim lá na frente;, ressaltou o menino.

De acordo com o secretário, os cursos de Inclusão digital, Preparação para o emprego, Educação no trânsito para o uso da moto, Lógica básica e Ética e cidadania têm facilitado o acesso à informação disponibilizada no mundo digital. ;Essas aulas puderam auxiliar os participantes a entrarem em um mercado de trabalho competitivo com muito mais conhecimentos. Além de qualificar os jovens, os cursos permitiram que vários idosos tivessem o primeiro contato com o computador;,
destacou Júlio Ribeiro.

A dona de casa Vanderleila Maria dos Santos, 58 anos, saiu do mercado de trabalho para cuidar de uma doença.Mas, hoje, ela se sente em condições de voltar. ;Os quatro cursos me ajudaram muito. Agora, quero fazer o módulo de trabalho, para me aprofundar ainda mais. O as matrículas estaremabertas para toda a comunidade me permitiu estar aqui hoje;, ressaltou.

A cerimônia emocionou nãosó os alunos. A monitora dos cursos no Centro Olímpico de Ceilândia, Aline Pedrosa, acompanhou o processo e se sente orgulhosa dos resultados. ;É incrível vê-los (estudantes) crescer. Pude ver que alguns alunos realmente abraçaram os cursos e puderam evoluir. Perceber a mudança neles é muito gratificante;, disse.

De acordo com Márcio Falcão, gerente do Centro Olímpico da Ceilândia pelo Projeto Esporte e Cidadania, os cursos têm cumprido seu objetivo de democratizar o acesso à informação. ;Por conta do esforço dos alunos, estamos realizando esses eventos. São para o reconhecimento desse esforço deles;, disse.

Inscrições abertas

Quem ainda não participou dos cursos gratuitos de qualificação social ainda tem chance. As inscrições continuam abertas para a comunidade nos Centros Olímpicos de Ceilândia, Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião. Ao todo, são oferecidos cinco módulos, com aulas semipresenciais. Inclusão digital e Ética e cidadania podem ser cursados por pessoas com escolaridade a partir do 7; ano do ensino fundamental. Já os cursos de Preparação para oemprego, Educação no trânsito para uso da moto e Lógica básica são direcionados para quem está no ensino médio ou já foi aluno
nesta etapa.

As vagas são limitadas e estão sujeitas à disponibilidade nos centros. Mais de mil pessoas já se inscreveram. As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, às 8h, 10h, 14h, 16h e 18h (esse último horário é exclusivo para alunos a partir dos 18 anos). E, às terças e quintasfeiras, também das 12h às 14h. Aos sábados, há turmas das 8h às 10h e das 10h às 12h. Informações pelo site www.esportecidadaniadf. org.br.