Professor Antonio Barbosa com alunos da Escola Classe da 312 Norte: aula de história |
É bom viver num país em que todo mundo pode falar o que quiser e os governantes são escolhidos pelo povo. O Brasil é assim, porque é uma república: tipo de governo em que as pessoas podem votar e serem votadas. Mas o Brasil já foi bem diferente: foi uma colônia de Portugal, depois ficou independente, mas continuou sendo uma monarquia ; sistema de governo em que o cargo do principal governante é vitalício e passado de pai para filho.
E você sabe o que levou o Brasil a virar uma República? Foi um golpe de militares liderados pelo Marechal Deodoro da Fonseca ; vai dizer que você nunca ouviu falar dele? ;, que tirou o imperador Dom Pedro II do trono e proclamou a República, em 15 de novembro de 1889. Na próxima quinta-feira, a Proclamação da República completa 123 anos.
[SAIBAMAIS]A República proclamada pelo Marechal Deodoro ; a República Velha ; é diferente da República que o Brasil é hoje, mas foi o primeiro passo rumo a um país com mais direitos e liberdades para todos. O Super! convidou o historiador e professor da Universidade de Brasília Antonio Barbosa para conversar com alunos do 5; ano da Escola Classe da 312 Norte sobre o tema. Ele explica as diferenças entre a República Velha e o sistema atual do Brasil:
; Na República Velha, mulher, analfabeto e religioso não podiam votar. Isso mudou e, depois da ditadura, uma nova República começou em 1985 e dura até hoje. Agora, existe muito mais liberdade para todos.
O professor Antonio Barbosa explica direitinho os passos da história, com muitas curiosidades que você nem imagina. E ele disse que o sistema republicano trouxe até mais crianças para a escola. Antes, eram poucas as que estudavam e menos ainda as crianças negras. Com as curiosidades do professor Antonio Barbosa, conheça mais sobre a Proclamação da República por meio dos personagens que participaram dessa história.