O evento, foi aberto ontem (22) e é realizado simultaneamente nos quatro campi da instituição ; na Asa Norte, Ceilândia, Planaltina e no Gama ; e em outros pontos do Distrito Federal e do Entorno.
O tema deste ano é Ciência, Inovação Tecnológica e Sociedade: o Projeto da UnB Cinco Décadas Depois e traz uma reflexão sobre as potencialidades e realizações da Universidade de Brasília, que completa 50 anos em 2012. Além de trabalhos apresentados por estudantes universitários e pesquisadores, a Semana Universitária também possibilita aos estudantes do ensino médio conhecer a dinâmica dos cursos oferecidos pela instituição.
É o caso das estudantes do terceiro ano do ensino médio, Thamires Aguiar e Denise Rodrigues. Elas estudam no Centro Educacional São Francisco, escola pública situada em São Sebastião, no Distrito Federal. Participando pela primeira vez da Semana Universitária, as estudantes disseram-se surpresas com o que viram.
;Está sendo uma novidade para mim. Acho que o espaço serve para a pessoa se identificar, ver se é aquilo mesmo que ela quer, conhecer mais o espaço da universidade;, disse Thamires, que já definiu a área em que espera estudar. ;Eu gostei muito do laboratório de anatomia, descobri que eu tenho muito interesse pela área da saúde;.
Já Denise aproveitou para elogiar a programação focada na diversidade cultural. ;Eu aprendi muito sobre a cultura indígena e sobre os orixás. É bem interessante ver uma cultura que o Brasil tem;, disse.
A Semana Universitária ocorre anualmente e expõe toda a produção acadêmica da UnB. De acordo com a organização, a expectativa é superar o público da edição anterior, estimado em 43 mil pessoas. Além da Mostra de Cursos, a programação traz atividades variadas, com destaque para o 18; Congresso de Iniciação Científica da UnB, com os resultados das pesquisas realizadas por estudantes universitários de diferentes instituições de nível superior do Distrito Federal.
Outro destaque é a inserido na programação da semana. O evento, que será encerrado no dia 27, reúne estudantes, artistas e produtores culturais não só da América Latina, mas também do continente africano, com o objetivo de apresentar as influências que esses dois continentes tiveram na formação cultural do Brasil.
A programação completa da 12; Semana Universitária da UnB pode ser encontrada no site .