Para alimentar a vontade de ajudar outras pessoas, Anna e mais dois colegas de classe, Renata Cardoso e Felipe Carvalho, desenvolveram o Pró-futuro, projeto de voluntariado que proporciona a estudantes do 3; ano do ensino médio da rede pública a possibilidade de ter aulas preparatórias gratuitas com professores que lecionam em cursinhos. A escola escolhida para receber o projeto foi o Centro Educacional 3 do Guará, antiga Escola de Renata.
O único apoio financeiro foi o patrocínio de uma malharia, que confeccionou blusas para os alunos e professores. O Pró-futuro funciona desde a segunda semana de setembro. Ele conta com a presença de 25 alunos assíduos, um quarto dos estudantes do 3; ano do CED 3. As aulas são planejadas pelos professores e todo o resto dos materiais necessários é tirado do bolso de Ana, Renata e Felipe.
Apoio na escola
A diretora da instituição, Cláudia Rocha, e coordenadora pedagógica Marlúcia Feitosa Gomes abraçaram a ideia e incentivaram, sala após sala, que os estudantes aderissem às aulas extra-classe, que ocorrem aos sábados pela manhã. ;Como são alunos do 3; ano, a preparação e a orientação com as matérias é muito importante. É um momento decisivo e com o auxílio de fora os meninos se sentiram mais capazes e importantes;, avalia a diretora.
Além da oportunidade de se preparar melhor em disciplinas como redação, língua portuguesa e sociologia, e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares, a avaliação dos estudantes que assistem às aulas é unânime: os exemplos da idealizadora e dos professores fizeram a diferença para que todos buscassem com mais determinação os objetivos pessoais.
;Participar do projeto ajudou não apenas a aumentar as notas dos meus exames: agora, vejo meu futuro melhorando;, afirma Diego Coutinho Pereira, 18 anos, participante do Pró-futuro. Sem projetos específicos de preparação para provas de seleção nas escolas públicas e sem a possibilidade de arcar com os custos de cursinhos pré-vestibulares, os alunos foram conquistados pelas aulas dinâmicas e diferenciadas. ;O Pró-futuro foi a mão estendida da cidadania das pessoas que têm mais ideologia e que querem ajudar;, analisa Diego.
Incentivo em casa
Foi a mãe de Anna Cléa, a professora de língua portuguesa Cléa Maduro, a responsável por entrar em contato com outros colegas professores e fazer o convite para que doassem algumas horas no sábado para ajudar alunos da escola pública. ;A recepção foi sensacional. Todos aceitaram de imediato e já buscaram saber se haverá outras edições, pois sentiram, como eu, que a responsabilidade nos chama a continuar;, afirma a professora.
Sete docentes foram convidados a participar do Pró-futuro, que tinha como objetivo auxiliar os alunos com aulas de redação e língua portuguesa, além de conteúdos de sociologia e filosofia voltados para a criação de pensamento crítico e estratégias de redação. O sucesso foi tão grande que 10 novos professores foram convidados para um segundo módulo, de matérias de exatas, que não estava previsto no projeto inicial.
;Estou muito feliz. Não esperava tanta adesão. As escolas não dão conta de fazer trabalhos diferenciados e sei como é ter que correr atrás. Sinto como se fosse minha obrigação fazer alguma coisa;, admite Ana Cléa. A responsável pelo projeto diz que a maior motivação era ajudar alunos a se prepararem melhor para a hora de fazer escolhas, tanto quanto o curso que prestarão no vestibular, quanto na vida. ;O principal diferencial foi me ver como voluntária e isso, com certeza, me fez aprender muito para minha futura profissão de jornalista;, conclui Anna.
Enem e vestibular
;O Enem está perto e a gente precisava estudar, por isso, aproveitei essa enorme oportunidade. Eles são professores excelentes, com aulas muito interativas. Na escola pública não tem muito isso;, destaca Mariana Isa Paschoal, 18 anos, ao relembrar a dificuldade inicial em escrever redações, antes de começar a frequentar as aulas.
O professor de filosofia Gabriel Santana Lima foi um dos participantes do projeto. Ex-aluno de escola pública, Gabriel sentiu a boa receptividade dos estudantes e foi aplaudido ao final da aula que ministrou. Docente de uma disciplina nem sempre bem vista pelos alunos, o professor trabalhou filosofia e pensamento político com a turma. ;É algo muito positivo, porque se trabalha com quem está interessado. Foi só abrir a discussão para me surpreender. O nível foi muito bom;, afirma ele.
Durante as aulas, vídeos, fotos e depoimentos foram produzidos para serem apresentados como projeto final da disciplina, em 1; de novembro. Anna Cléa não pensa em parar. Ano que vem a ideia é continuar o curso com auxílio da UCB. ;Vou correr para que o Pró-futuro se torne, quem sabe, projeto apoiado ou de extensão. Dessa forma a gente vai mudando a realidade;, diz.