A voz doce e as palavras ditas com uma calma impressionante dão a impressão de que Ana Carolina é uma menina tímida, mas ela garante que não é o caso. Essas características revelam apenas uma jovem equilibrada e que tem compromisso com os estudos e até mesmo com o aprendizado profissional. A jovem faz estágio há um ano e meio no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Mesmo não sendo a área que ela escolheu para seguir carreira, a brasiliense busca aproveitar toda a experiência que adquire por lá.
A saga nos estudos começa na sala de aula no Setor Oeste e passa também pelas classes dos cursos de inglês e francês. O primeiro idioma Ana Carolina aprende no Centro Interescolar de Línguas (CIL) 01 de Brasília, o Elefante Branco, e o segundo por meio de uma bolsa de estudos integral numa escola particular da cidade. ;É uma oportunidade única falar francês, poucas pessoas dominam esse idioma;, relata. A jornada termina com várias horas de estudo em casa.
A dedicação tem uma boa explicação: a jovem pretende prestar vestibular para o curso de medicina. Seu objetivo para o futuro é fazer especialização em psiquiatria. ;Desde os meus dez anos eu tinha certeza de que queria fazer algumas coisa relacionada a isso (psiquiatria). Aí, há um ano e meio eu decidi que queria a medicina mesmo.;
Produção cansativa
O vídeo que deu a vitória a Ana Carolina foi filmado em uma noite, com a ajuda da irmã, Darah Duarte, 16 anos. Ela teve que editar o filme três vezes por causa de problemas técnicos com o arquivo, mas não desistiu. A responsável pelo envio do vídeo é também a principal incentivadora de Ana Carolina.
A mãe, Teresa Cristina Cardoso de Sousa, 37 anos, foi quem avisou a jovem de que o site Eu, Estudante estava com inscrições abertas para o concurso cultural. ;Ela me incentiva em tudo. Fala que eu consigo, que eu tenho de levantar a cabeça sempre e não desanimar. A gente é uma família bem unida, eu tenho todo o incentivo.;
Novo site
Os vídeos enviadas por todos os candidatos foram avaliados por uma comissão julgadora indicada pelo Correio Braziliense, que levou em consideração os seguintes critérios: criatividade, originalidade e adequação ao tema do concurso.
O concurso cultural teve início em 16 de agosto, em comemoração ao lançamento da página. O leiaute atual do site facilita a navegação e a leitura, além de oferecer mais ferramentas para o internauta encontrar o conteúdo desejado, que inclui comportamento, literatura, atualidades, mercado de trabalho, seleções e as últimas informações sobre educação básica e profissional, ensino superior e pós-graduação. Desde o lançamento, o site teve mais de 700 mil visualizações.
Assista ao vídeo vencedor
[VIDEO1]