Jornal Correio Braziliense

Ensino_EducacaoBasica

Diretores de escolas públicas do DF tomam posse nesta segunda (10)

As escolas que não obtiveram a aprovação da comunidade não passarão por novo processo eletivo. Elas receberão os gestores indicados pela Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Após a cerimônia de posse, os novos gestores e conselheiros escolares participaram de aula inaugural de um curso de noções de gestão administrativa e finaceira, ministrada pelo secretário de Educação, Denilson Bento da Costa. O curso terá duração de 180 horas e tem o objetivo de capacitar os gestores para o cumprimento eficiente do plano de trabalho apresentado à comunidade escolar no ato das eleições. Os diretores e vice-diretores dedicarão três horas por semana para o curso.

O curso ajudará na gestão de verbas liberadas pelo governo por meio do programa de descentralização administrativa e financeira (PDAF), que dá mais autonomia e independência nas ações e projetos pedagógicos. Também auxiliará no uso de ferramentas tecnológicas de planejamento estratégico. O chamado PDE Interativo, do Ministério da Educação, permite a avaliação de todos os indicadores das escolas, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Báscia (Ideb), aprovação, reprovação e condições e materiais.

Colaborou Arthur Paganini