A Comissão Eleitoral Central divulgou hoje (3/9) o resultado definitivo das eleições para gestores das unidades educacionais públicas do Distrito Federal, que ocorreu em 22 de agosto. A posse coletiva dos eleitos está marcada para a próxima segunda (10/9), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
Mais de 250 mil eleitores, entre alunos, professores e pais, puderam decidir os futuros gestores de 631 escolas de rede pública do DF. A maioria das escolas apresentaram chapa única (504) e, destas, quatro não obtiveram aprovação da comunidade escolar porque não apresentaram a maioria do total de votos. Estas escolas receberão diretores indicados pela Secretaria de Educação.
As 18 escolas que não tiveram candidatos, as que tiveram candidaturas impugnadas (6) - receberam recursos que impediram a candidatura - e as que não obtiveram quórum mínimo - de 50% de professores e funcionários e 10% de pais ou responsáveis e alunos - passarão por novo processo eletivo, que deve ocorrer no prazo máximo de 180 dias.
Na ocasião da posse, os candidatos eleitos iniciarão um curso de 180 horas, no qual serão apresentadas noções de gestão administrativa, financeira e pedagógica para que os gestores tenham condições de cumprir o plano de trabalho apresentado à comunidade escolar.
Confira o resultado completo das eleições para diretores da rede pública de ensino do DF: