Os candidatos do próximo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorrerá no início de 2021, precisarão obrigatoriamente usar máscaras nos locais de aplicação da prova, desde a entrada até a saída, tanto na prova impressa quanto na digital. É o que diz a retificação do edital do exame, publicada no Diário Oficial da União nesta sexta (31).
De acordo com o edital, os participantes poderão levar máscara reserva para trocar durante a aplicação da prova. Serão eliminados os que não estiverem usando ou se recusarem a usar a máscara. O uso não será obrigatório à pessoas com autismo, deficiência intelectual, deficiências sensoriais ou outras deficiências que as impeçam o uso adequado.
Além do uso de máscaras, o edital também cita o respeito ao distanciamento no momento que o estudante se apresentar para fazer a prova.
“Comparecer ao local de provas utilizando máscara para proteção à Covid-19. A máscara deve cobrir totalmente o nariz e a boca do participante, desde a sua entrada até sua saída do local de provas. Será permitido que o participante leve máscara reserva para troca durante a aplicação", diz o trecho do edital.
Além desta alteração, as novas datas que ocorrerão as aplicações do Enem foram incluídas ao edital. Em vez de novembro, como estava previsto antes da pandemia, a prova será feita em janeiro e fevereiro, com resultados divulgados em março. De modo geral, 5,8 milhões de pessoas participarão do próximo exame. Destes, 96 mil farão a prova digital.
Participantes comentam sobre a medida
Os candidatos ao Enem 2020 dividem opiniões com relação ao uso obrigatório da máscara no dia da prova. Brunno de Oliveira, 20 anos, comenta que o adereço é indispensável, mas, por outro lado, o cuidado dos fiscais precisará ser dobrado, tendo em vista as tentativas de cola de alguns participantes.
Em contrapartida, Vitória Batista, 15 anos, não se mostrou completamente a favor da decisão: “Como os alunos irão tomar água e comer durante a prova?”, aponta a estudante.
Está permitido que o estudante retire a máscara, seguindo todas as recomendações de manuseio, apenas no momento que for fazer a identificação, antes de entrar na sala. Acompanhantes de lactantes também deverão usar o acessório o tempo todo.
*Estagiária sob a supervisão de Ana Sá.