Enem

Startup de reforço escolar irá promover aulões on-line para o Enem

A iniciativa é Colmeia Aulas Particulares, uma startup de educação. As aulas comecam nesta terça-feira (14) no canal do YouTube

A startup criada por ex-alunos da Universidade de Brasília (UnB) Colmeia vai realizar, a partir desta terça-feira (14), aulões voltados para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As aulas serão on-line e gratuitas no canal do YouTube da startup. O primeiro aulão vai abordar conteúdos relativos a ciências da natureza e suas tecnologias, com foco no tema da pandemia do novo coronavírus. As aulas vão ser realizadas todas às terças-feiras, a partir das 16h.
 
 
A professora de reforço da startup e estudante de medicina na UnB Bárbara Nagatani, 21 anos, diz que a temática da aula desta terça-feira tem tudo para cair na prova do Enem deste ano. “Eu reuni bastante informação sobre a família do coronavírus, inclusive de outras doenças como o Mers e o Sars. Vírus é um tema muito recorrente no Enem”, afirma.

Bárbara Nagatani conta que essa iniciativa busca ajudar aos alunos do ensino médio, principalmente de escolas públicas, a não perderem o foco no Enem, mesmo nesse período sem aulas presenciais devido ao isolamento social. “Muitos alunos ficaram sem aulas neste período de isolamento, porque algumas escolas não conseguiram se adaptar ao ensino a distância. Então, esse aulão pode ajudar esses jovens de alguma forma”.
 

Saiba Mais

 

Segundo Tiago Pigatto, 27 anos, CEO da startup, a iniciativa de promover aulões gratuitos e on-line surgiu da necessidade de reinvenção do modelo de aulas já adotadas pela empresa, que antes da utilidade do isolamento social para conter o avanço da Covid-19, eram presenciais. “Essa primeira temática de Enem vai ser uma vez por semana, a gente pretende lançar outras temáticas também, mas esse primeiro aulão, nós estamos fazendo no modelo para testar e ver como vai ser a aceitação”, explica.

O CEO da startup conta que a ideia de aliar a tecnologia à educação surgiu quando ele e seus sócios ainda eram estudantes universitários, e começou a funcionar em 2016. “O nome Colmeia é porque numa colmeia as abelhas trabalham juntas para um bem maior, e nós trazemos isso para toda a nossa equipe tanto de tecnologia quanto a de professores, as duas trabalham juntas”, diz.

A princípio a empresa oferece aulas individuais para seus alunos. Pigatto comenta que a empresa faz toda a curadoria de professores e tem o diferencial nas opções de pagamento das aulas, que pode ser feito no próprio aplicativo.

A startup tem aplicativo, que está disponível para IOS e Android, e site e tem como objetivo conectar alunos que precisam de reforço escolar e professores. Antes da pandemia do novo coronavírus, as aulas eram presenciais e somente em São Paulo e no Distrito Federal, mas com a mudança para as aulas on-line na metade de março, alunos de todo o Brasil podem utilizar as plataformas.

Para ter acesso aos aulões com foco no Enem realizados pela Colmeia, basta acessar o canal do YouTube da startup. As inscrições são feitas por meio do formulário online e são gratuitas.


*Estagiária sob supervisão da editora Ana Sá