A estudante Rebecca Campos, de 18 anos, que foi eliminada do Enem ao ter o nome e sobrenome confundido com outra candidata, teve suas notas corrigidas nesta terça-feira (21/1). Pelo Twitter, mesmo local onde pediu ajuda para os internautas, Rebecca informou que o próprio presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre, Lopes, ligou para a estudante para avisar que a situação foi corrigida.
“O presidente do Inep acabou de me ligar e minhas notas já chegaram. Obrigada a vocês que conquistaram isso comigo”, postou. Rebbeca relatou no Twitter que foi confundida com outra participante de mesmo nome que foi eliminada durante a prova e só descobriu que havia sido desclassificada na sexta-feira (17/1), quando foi checar o resultado. Outros participantes também relataram erros parecidos no resultado.
O Twitter do Inep respondeu a publicação inicial da estudante. “Suas notas já foram atualizadas na Página do Participante do Enem 2019. Desejamos sucesso”, disse a conta oficial do Inep. Nesta terça-feira (21/1), foi aberto o prazo para inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições poderão ser feitas até domingo (26/1) e o resultado do Sisu sairá na próxima terça-feira (28/1).
Outro problema enfrentado pelos candidatos nesta terça é em relação ao site do Sisu, que apresentou erros. Apesar das reclamações, o ministro da Educação, Abraham Weintraub postou vídeo afirmando que o sistema “está funcionando normalmente”. O Sisu foi um dos assuntos mais comentados no Twitter durante o dia.