[FOTO1]
Os mais de 3 milhões de estudantes que compareceram aos dois dias de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem conferir todos os gabaritos oficiais e cadernos de questões no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O órgão acaba de liberar os arquivos na página oficial. Eles estão separados dia de aplicação (primeirou ou segundo domingo), cor do caderno, e tipo de aplicação (regular, braile com ledrou ou libras).
Cálculo da nota
Mesmo com as respostas divulgadas, ainda é cedo para os estudantes saberem que nota tiraram na prova. Isso porque a correção do Enem é feita a partir da chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI). Nesse método, um sistema de inteligência artificial extrai o gabarito preenchido por cada estudante nos cartões de resposta e encaminha à base de dados do Inep.
Lá, há um processamento desses dados para garantir que estudantes que marcaram aleatoriamente o cartão não recebam a mesma pontuação de quem respondeu com base nos próprios conhecimentos. Isso é possível porque o TRI atribui um peso específico para cada questão segundo os padrões de resposta do próprio candidato.
Resultado oficial
Para ter certeza da pontuação, só mesmo aguardando o resultado oficial. A previsão do Inep é que as notas estejam disponíveis em janeiro de 2020, em dia ainda a confirmar. Por fim, treineiros poderão saber do próprio desempenho em março do mesmo ano, assim como o espelho da redação.