A partir das 15h30, os candidatos do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 podem começar a deixar os locais de prova. No entanto, ainda não podem levar os cadernos de questã para casa.
Quem quiser sair com o teste vai precisar esperar até as 18h. As provas terminam às 18h30. Neste domingo (10), os inscritos têm de resolver a 90 questões de matemática e de ciências da natureza.
Os cartões-resposta do exame devem ser entregues aos aplicadores até as 18h30. Participantes que fazem o Enem por videoprovas em Língua Brasileira de Sinais (Libras) têm duas horas adicionais, isto é, até as 20h30 para terminar o exame.
Minha experiência com a prova: candidata critica o exame
Diana Kele de Moura, 32, fez o Enem pela terceira vez. Ela é estudante de direito na Unidesc e gostaria de conseguir uma bolsa de 100% para continuar a faculdade. Ela foi uma das primeiras a deixar a Escola Municipal Valparaíso 1-E (EMVI-E), em Valparaíso de Goiás.
Eliminada por falta de documento
Quem deixou os locais de prova antes das 15h30 está automaticamente eliminado do exame. Além disso, tiveram de deixar os espaços de aplicação do Enem quem foi eliminado por outros motivos. É o caso de Patrícia Fernandes de Oliveira, 37 anos. Diarista, ela chegou ao local de prova pouco antes do fechamento dos portões, porém, esqueceu o documento de identidade.[FOTO1]
A candidata recebeu a orientação de aguardar dentro do Uniplan, onde faria a prova, por alguém que trouxesse seu documento, até as 13h30, momento de início da realização do exame. Porém, por volta das 13h10 Patrícia teve que se retirar por pedido da organização. ;No edital, informa que as provas têm início às 13h30 e eu fui informada de que, se alguém trouxesse meu documento até o horário de início, eu poderia realizar a prova. Não entendi porque pediram que eu saísse. Estou decepcionada;, desabafa.
A candidata, que almejava uma vaga para cursar enfermagem, conta que, mesmo antes das 13h30, quando um familiar estava chegando com seu documento, ela foi impedida de entrar, com a alegação de que os envelopes de prova já estavam abertos. ;Pelo meu rendimento na prova do último domingo, eu ainda teria chances de conseguir uma vaga na universidade se conseguisse fazer a prova hoje;, lamenta.
*Estagiária sob supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa