A nutricionista Talyta Machado participou de live nas redes sociais do jornal nessa sexta-feira, 1;/11, dando dicas para quem fará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos próximos dois domingos. Em poucos minutos, ela explicou a importância da alimentação para que o estudante realize uma boa prova e falou sobre alimentos que auxiliam a combater a ansiedade.
;A importância da alimentação vem desde os dias anteriores, de preparação, para o aluno ter energia tanto para se concentrar quanto para aguentar as cinco horas e meia de prova. A alimentação também tem influência na ansiedade, no sono, então para você ter uma boa noite de sono, acordar disposto no outro dia, a alimentação também vai entrar nesse aspecto. E, durante a prova, para você não ficar com muita fome ou ter desconfortos;, resumiu.
Entre as principais recomendações, está a de aproveitar os dias de véspera e preparar o corpo para a rotina da prova. ;Eu recomendo que você, hoje, que é sexta-feira, durma e acorde cedo como se amanhã fosse o dia da prova para você acostumar o seu corpo. Então, durma cedo e acorde no horário que você planeja acordar no domingo. Além disso, acordar cedo é a melhor opção, para você tomar um bom café da manhã e ter esse momento para relaxar um pouco e almoçar mais reforçado para ir à prova mais tranquilo e bem alimentado;, recomendou.
Machado ainda lembrou do auxílio de comidas que contenham triptofano, um nutriente fundamental para a produção da serotonina, substância fundamental para a regulação do humor, apetite, entre outras funções metabólicas. ;Existem alimentos que auxiliam a reduzir a ansiedade porque eles têm compostos que são precursores de hormônios que dão prazer, alegria e vão ajudar a diminuir a ansiedade. Tem até uma receita de mingau de aveia que você pode tomar na noite anterior à prova para dormir melhor;, contou.
Os alimentos recomendados pela nutricionista são: leite, aveia, banana, chocolate com mais de 50% de cacau, canela - sendo a combinação deles mais ;potente;, mesmo que funcionem bem separadamente. Ela também indicou que os estudantes evitem comer fast-food ou experimentar coisas diferentes nas vésperas da prova. Confira todas as dicas na live:
Fique ligado
Os portões dos locais de prova abrirão às 12h neste domingo (3/11), horário de Brasília, e fecharão pontualmente às 13h, com início das provas às 13h30. Em cidades que seguem outros fusos, é importante observar a hora local ; abrindo às 11h em Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e a maior parte do Amazonas; e às 10h na parte oeste do Amazonas e em todo o Acre.
Outras orientações
- A prova só pode ser respondida com caneta de tinta preta, fabricada em material transparente.
- É preciso deixar que o aplicador vistorie as embalagens de lanche.
- Lembre-se de levar documento de identidade com foto válido (RG, carteira de motorista, carteira de trabalho e passaporte são alguns exemplos).
- Mantenha todos os aparelhos eletrônicos desligados dentro do envelope porta-objetos até sair das dependências do local de prova.