Jornal Correio Braziliense

Enem

Domingo é dia de redação no Enem

Fuga do tema é o motivo mais recorrente entre as milhares de provas que recebem nota zero anualmente. Confira o que pode zerar a prova de redação

O primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será no próximo domingo (4). Na ocasião, milhões de estudantes comparecerão aos locais de prova para fazer questões objetivas de ciências humanas e linguagens. Além das 180 questões, eles ainda terão que enfrentar a temida redação. Para tanto, vale relembrar os critérios, dicas e o histórico de edições anteriores para não decepcionar na escrita da dissertação, que tem peso fundamental para quem quer usar a nota do exame para conquistar uma boa vaga no ensino superior.
A prova de redação exigirá a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, com domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. A prova apresentada aborda um tema ; de ordem social, científica, cultural ou política ; e exige do candidato que defendam uma tese, apoiada em argumentos sólidos, estruturados, com coerência, coesão, unidade e proposta de intervenção social. Este último, particularidade do exame, exige o apontamento dos atores sociais implicados na ação. ;Em geral, nomeamos atores sociais como família, igreja, escola, poder judiciário, executivo e legislativo, que possam solucionar o problema posto. Se o tema é causas de acidentes no trânsito, quem poderia atuar para que eles ocorram menos? A quem podemos apelar?;, explicou a professora Dad Squarisi, na ocasião de uma das oficinas que ela ministrou, promovidas pelo Correio. Clique aqui e confira as aulas de Dad e todo o conteúdo produzido pelo Especial Enem.
[SAIBAMAIS]
Em 2017, houve aumento de redações zeradas no exame. Das 4,7 milhões de provas corrigidas, 309 mil tiraram notas zero e apenas 53 pessoas tiraram nota mil, o desempenho máximo no exame. A média geral foi de 558 pontos. Em 2016, 291 mil zeraram a prova, de um total bem maior de provas corrigidas, 6 milhões. O motivo mais recorrente para a nota zero foi a fuga do tema, seguido de prova em branco e texto insuficiente.

Não custa lembrar, portanto, o que faz com que a prova seja automaticamente zerada no Enem.

Confira:

  • Fugir do tema proposto.
  • Não atender a proposta pedida.
  • Entregar a Folha de Redação sem nada escrito.
  • Usar parte de texto desconectada do tema proposto.
  • Escrever só sete linhas, qualquer que seja o conteúdo.
  • Usar impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação.
  • Fazer uma estrutura de texto diferente do tipo dissertativo-argumentativo.
  • Cópia integral de texto(s) motivador(es) da Proposta de Redação e/ou de texto(s) motivador(es) apresentado(s) no Caderno de Questões.
  • Assinatura, nome, apelido ou rubrica fora do local devido.
  • Texto predominantemente em língua estrangeira.
Para mais dicas, vale a pena conferir a tradicional Cartilha de Redação, disponibilizada anualmente pelo Inep.


[VIDEO1]

O verbo "haver"

[VIDEO2]

"Porque", "por que", "porquê" e "por quê"

[VIDEO3]

O parágrafo

[VIDEO4]

Estrutura do texto

[VIDEO5]

Planejamento

[VIDEO6]

Os diversos tipos textuais

[VIDEO7]

Compreensão do tema

[VIDEO8]

O emprego do "onde"

[VIDEO9]

Uso da língua culta

[VIDEO10]

Redação é treino