Jornal Correio Braziliense

Enem

Estudantes que se preparam para o Enem têm aulão para lidar com as emoções

Estudantes que se preparam para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm aula de como lidar com as emoções e utilizar o texto das questões a seu favor



É chegada a reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorre nos próximos dois domingos ; 4 e 11 de novembro ;, e, para aliviar a ansiedade e o estresse dos estudantes, o Correio Braziliense, em parceria com a Universidade Católica de Brasília (UCB), promoveu o Dia da Descompressão: um aulão geral de dicas, ministrado pelo professor de física Diego Nolasco. O evento foi no Cinemark do Taguatinga Shopping, onde Diego recorreu a vídeos e questões antigas para mostrar maneiras simples de resolver os desafios, analisando o que é dito nos enunciados. ;A jogada hoje não era dar uma aula de conteúdo, mas construir um ambiente em que os alunos pudessem perceber que o Enem não é algo que existe para acabar com a sua carreira, mas que está do seu lado;, explica o professor.

O primeiro passo é controlar o emocional. O ideal é que o aluno não esteja nem muito ansioso nem muito relaxado, pois pequenas doses de estresse mantêm o cérebro em estado de alerta e a memória ativa. No entanto, em níveis muito elevados, ele se torna um sabotador. ;Um cara nervoso vai ler os enunciados e querer partir para fazer contas, derivar equações, e isso é uma perda de tempo. É preciso estar em um estado emocional que eu chamo de alta performance, que te permita entender que o enunciado está ali para te ajudar;, conta o professor.

A dica para garantir a concentração e a alta performance é se preparar antecipadamente, simulando situações de prova. ;Um grande segredo para a excelência é repetir, repetir e repetir;, revela o palestrante. A estudante Maria Paula Lino, 17 anos, estuda para entrar no curso de direito. ;Muitas vezes, esquecemos que o enunciado tem todas as informações que a gente precisa e nós, realmente, começamos a divagar muito na prova, buscar conhecimentos mais distantes para tentar resolver algo muito mais direto;, conta. ;Ajudou muito quem costuma ficar desesperado com a matéria e acha que precisa sair decorando tudo, quando, na verdade, basta interpretar o que está escrito;, completa.

Diego Nolasco apresentou quatro questões do caderno de exatas da última prova e demonstrou que é possível retirar fórmulas inteiras de dentro do enunciado. ;O Enem é uma prova de interpretação de texto e nada mais. Antes de fazer qualquer conta, tente pescar a resposta na própria prova. Você precisa, sim, de algum conhecimento prévio, mas isso não é o mais exigido;, afirma Diego. Também deve-se prestar atenção nas imagens que acompanham o texto, pois, muitas vezes, a resposta está ali.

O professor convidado Luís Cícero, doutor em química pela Universidade Federal do Piauí, resolveu uma questão sobre catalizadores, em que a resposta correta estava sendo demonstrada na gravura do texto introdutório. ;Não precisa se desesperar, está tudo na sua frente. Alguém que não se preparou de maneira adequada vai tentar replicar o mecanismo e fazer a questão de maneira bem aprofundada, quando, na maioria das vezes, isso não é necessário;, detalha Luís.

Outra orientação é não se deixar levar pelas opiniões apresentadas nos enunciados. ;Toda vez que você ler algo do tipo ;segundo fulano;, não leve em consideração. O Enem aborda questões polêmicas, como o aquecimento global, por exemplo, em que existem diferentes opiniões e muitas controvérsias, mas o que é cobrado são os fatos;, garante o professor de física. ;Vai com calma, respira. Muita gente lê as respostas e acha que tem três respostas possíveis, mas só tem uma que responde exatamente o enunciado do exercício;, completa o professor de química.

Futuro

Maria Clara Rodrigues, 18, quer passar para educação física: ;Achei muito didático, foi mais interessante do que eu esperava. Pensei que fossem só dar algumas dicas mais comuns, não que fossem mesmo resolver questões e mostrar como fazer. E a maior dificuldade dos alunos no Enem costuma ser interpretar a prova;, diz a estudante. ;Eu achei muito bacana o formato da aula. É um incentivo para a gente cuidar mais da nossa inteligência emocional. A gente passa o ano todo se preparando para saber todos os conteúdos, saber usar as fórmulas e decorar os nomes e, na hora, a gente acaba fazendo errado porque ficou nervoso;, reconhece a estudante Kézia Kosta, 21.

Depois de todas as dicas e macetes para a prova, os estudantes receberam vales de pipoca e refrigerante para assistir ao filme Fúria em Alto Mar. ;Vocês são jovens, com um futuro gigante pela frente. Não deixem os seus insucessos lhes definirem. Usem eles como uma forma de melhorar, abracem seus sonhos e façam deles um degrau;, incentiva Diego. ;Eu espero que vocês tomem decisões que os façam ter orgulho das suas próprias trajetórias;, acrescenta.


"Achei muito didático, foi mais interessante do que eu esperava. Pensei que fossem só dar algumas dicas mais comuns, não que fossem mesmo resolver questões e mostrar como fazer. E a maior dificuldade dos alunos no Enem costuma ser interpretar a prova;

Maria Clara Rodrigues (D), 18 anos