A qualidade do aprendizado em arte e cultura é colocado em provas do Enem como premissa do desenvolvimento intelectual dos estudantes brasileiros. A rica pluralidade cultural regionalista brasileira é tópico recorrente. Para 2018, poderá ser dado enfoque em eventos que marcaram a história artística e cultural no país, como o movimento neoconcretista, na presença da obra de vários protagonistas do estilo, com destaque para o artista plástico Athos Bulcão, cujo centenário de nascimento é este ano. Nascido no Rio de Janeiro, o artista escolheu viver em Brasília, contribuindo de forma imensurável para a cultura local. Os painéis em azulejos abrigam traços neoconcretistas, que enriquecem e são enriquecidos pela arquitetura de linhas retas, simples e racionais de Brasília ; arte visual e arquitetura tal como um jogo entre ambos.
De 2009 para cá, as questões especificamente relacionadas a artes cênicas vêm aumentando de forma gradativa. No Enem, já apareceram textos dramáticos de autores relevantes da dramaturgia brasileira, como Martins Pena e Dias Gomes, além de companhias teatrais como o Grupo Galpão. Por isso, o candidato deve atentar à contribuição do teatro para a formação da identidade nacional no século 19 e o teatro político do século 20, com o papel crítico dos grupos Teatro de Arena, Opinião, Oficina durante a ditadura militar, período de forte censura nos palcos. É fundamental que o candidato compreenda o texto cênico e o espetáculo teatral como registros históricos das mais variadas épocas.
Ainda com relação à expectativa dos conteúdos, podemos pensar na relação do teatro como ferramenta para discussão de pautas sempre presentes na prova do Enem, como racismo, feminismo e homofobia, por exemplo. Essa abordagem poderia surgir também, de forma eficaz, como proposta de intervenção na redação. Também é sempre importante se atentar às representações cênicas populares, como bumba-meu-boi, visto que o exame prestigia as representações brasileiras e suas matrizes indígenas, africanas e europeias.
De forma geral, as questões seguem o seguinte modelo: texto sobre conceitos de teatro, dança, história do teatro ou trecho de uma cena, seguido da questão em que se cobra principalmente: interpretação, conhecimentos históricos, domínio de nomenclaturas e identificação dos elementos que caracterizam o texto como dramático e principalmente criticidade do candidato.
Em música, é relevante conhecer danças folclóricas brasileiras. A existência de diferentes danças e folguedos populares integram o patrimônio cultural do país. Em se tratando da prova do Enem, é importante valorizar os conhecimentos ligados à diversidade cultural brasileira. Danças e festas populares revelam bastante sobre a história, costumes, tradições, crenças e até mesmo visões de mundo do povo ou de uma região.
É necessário reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes onde podem aparecer o rap ou o funk, enfatizando marginalidade, problemas sociais e preconceitos. Dentro das funções da arte, aborda-se músicas de protesto, como as de Roberto Martins, Wilson Batista, Aldir Blanc, Chico Buarque, Geraldo Vandré, entre outros. Além disso, é preciso analisar as diversas produções artísticas, como a vanguarda da Semana de Arte Moderna de 22, quando Villa-Lobos pode representar bem este momento. Outros aspectos musicais podem ser cotados, como a era do rádio brasileiro, Bossa Nova, Jovem Guarda, a era dos festivais, o Tropicalismo e a música popular contemporânea brasileira.