Jornal Correio Braziliense

Enem

Especial do Correio apresenta material de apoio com dicas para o Enem

Programação inclui reportagens, videoaulas, oficinas, lives e simulados

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está chegando e o Correio preparou material exclusivo com dicas e serviços para quem vai enfrentar a maior prova de acesso ao ensino superior do Brasil. Em 4 e 11 de novembro, o exame será aplicado para 5,5 milhões de estudantes por todo o país. No Distrito Federal, 106 mil pessoas comparecerão aos locais de prova. A partir de hoje (3), o leitor do jornal e do site tem, à sua disposição, de tudo um pouco: caderno semanal impresso, publicado sempre às segundas-feiras, hotsite on-line com atualização diária , videoaulas, lives, simulados, oficinas de redação e postagens nas redes sociais. Clique aqui e acesse a página do especial.

Cada caderno especial será dedicado a uma área de conhecimento. O primeiro trata de matemática e suas tecnologias. ;O conteúdo produzido em 2017 foi excelente. Toda fonte de informação a respeito do Enem desperta curiosidade não só nos alunos, mas também nos pais;, afirma Alessandra Noceti, coordenadora de ensino médio do Centro Educacional Sigma. Os docentes do colégio contribuem novamente em 2018, desta vez com artigos, lives semanais nas redes sociais e, nos dias de aplicação do exame, farão correção completa, ao vivo, dos temas mais importantes das provas.

É um conteúdo dinâmico, como o exame. ;O Enem não mensura os desempenhos de modo estanque. Ele faz com que as diversas matérias conversem entre si e não, como de costume, de modo decorado e engessado;, explica Walter Eustáquio Ribeiro, diretor-geral do Colégio Presbiteriano Mackenzie. ;Quando estiver na universidade ou no mercado de trabalho, o aluno verá isso posto em prática e responderá de modo natural e inovador.;

Simulados

Para a maratona de 180 questões ; e ainda a redação! ;, não basta apenas saber o conteúdo, mas estar familiarizado com os pormenores da prova. Não por acaso, a programação do especial incluiu dois simulados. Gratuitos, on-line e disponíveis a todos, eles estarão abertos em duas ocasiões: no período de 23 a 29 de setembro e, em outubro, de 21 a 27. O formato emula todo o processo de aplicação, desde o tempo de prova até o resultado pela Teoria de Resposta ao Item (TRI). ;Com a TRI embutida no simulado, o estudante pode medir com muito mais precisão o seu desempenho;, observa César Severo, diretor pedagógico do curso Exatas, responsável pelo simulado. Em 2017, quase 2 mil pessoas fizeram o simulado on-line da parceria entre jornal e o curso.

Oficinas

Para os candidatos aprimorarem a escrita da redação, Dad Squarisi, professora e editora de Opinião do Correio, preparou o projeto O Zorro e a redação nota 1.000. Nele, estão previstos um caderno especial sobre o tema e 10 videoaulas com dicas para chegar à excelência na dissertação. O tema do primeiro vídeo, disponível na próxima sexta-feira, é treinamento da escrita. ;Para ser um bom atleta, é preciso treinar. Portanto, escreva, escreva e escreva;, conta a professora. Vale de tudo, garante ela. Da novela da TV ao debate político, não importa: o essencial é que o candidato siga desenvolvendo o poder da escrita sobre qualquer assunto.

Lucas Rodrigues, 18 anos, conta que é um adepto do treino da dissertação. ;Eu estava escrevendo uma redação por semana, mas agora aumentei o ritmo e faço até mais do que isso. O desempenho em redação é muito importante, pode ser um diferencial para elevar a nota final;, afirma. Ele aprova a iniciativa do Correio. ;É muito show!”, diz o jovem. ;Quem não estudou, vai estudar um pouco mais. Quem está preparado, vai poder revisar.; Maria Luiza Campos, 21, compartilha a opinião. ;Será muito bom ter esse material disponível, especialmente para quem não está fazendo cursinho. Para mim, redação é o principal. Acho que, se você se preparar bem, tem muitas chances de tirar uma nota boa e elevar a sua média final.;

Elis Marina Brito, 17, morava em Tocantins e se mudou para Brasília para fazer cursinho e tentar a sonhada vaga em medicina. ;Julgo que não tenho que aprender do zero, porque meu ensino médio foi razoavelmente bom. Também tive resultados bons no primeiro semestre, não do jeito que eu queria, mas agora estou revisando.;

E não para por aí. Estão previstas ainda três oficinas presenciais gratuitas, abertas a todos. No auditório do jornal, Squarisi ministrará três atividades de três horas cada, duas delas sobre redação e uma com dicas de português. As datas serão divulgadas em breve no site.