Na rotina de hoje do estudante Pedro Lacerda, 17 anos, nada de abrir cadernos, revisar conteúdo ou treinar redação. O momento é de relaxar para fazer a prova de humanas, amanhã, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para ele, que sonha cursar engenharia na Universidade de Brasília (UnB), estudar um dia antes pode afetar o psicológico. ;Comecei a diminuir o ritmo de estudo na última semana;, conta. Pedro mora em Águas Claras e fará a prova no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), campus próximo a Taguatinga. É uma vantagem morar perto do local, mas não dá para deixar tudo para última hora. ;Os portões abrem no horário do almoço, mas vou acordar antes das 8h. Nada de riscos de atraso;, garante.
O jovem está entre os 125 mil estudantes inscritos para fazer o exame no Distrito Federal, em um total de 167 instituições de ensino. Os portões vão abrir às 12h e o exame começa a ser aplicado pontualmente às 13h. Ontem, secretarias de Educação e Mobilidade, em coletiva, anunciaram as ações para não comprometer a execução das provas, como reforço no transporte público e a atenção redobrada nas cidades que passarão por racionamento de água.
Uma das promessas é o funcionamento dos cartões do Passe Livre no domingo. Além disso, 28 linhas de transporte público serão reforçadas (veja lista no site do Correio). ;Tudo vai depender da demanda. Porém, nós nos comprometemos em aumentar a frota caso seja preciso;, explica o secretário de Estado de Mobilidade, Fábio Damascena. A medida deve ser aplicada em horários de pico, como ao meio-dia e às18h.
O Metrô também funcionará em horário especial. Amanhã, os veículos rodarão das 8h às 20h, uma hora a mais que o normal. No domingo seguinte, 12 de novembro, as estações ficarão abertas das 7h às 19h. Para quem mora próximo ao local de aplicação da provas, o secretário de Educação, Júlio Gregório, alerta que as redondezas das universidades ficam com o trânsito complicado. ;Mesmo que a pessoa more perto, é importante sair cedo;, aconselha.
Racionamento
Sobre a distribuição das provas, a Polícia Militar se comprometeu em escoltar os carros dos Correios, que sairão do Aeroporto Internacional de Brasília às 6h em direção aos locais do exame. No total, 350 policiais estarão trabalhando no Enem. No dia do exame, 17 escolas em Planaltina, 17 em Sobradinho e duas em São Sebastião estarão em período de racionamento de água. Para que não haja transtornos aos candidatos, as instituições serão abastecidas, hoje, por caminhões-pipa.