A professora de português e escritora Lucília Garcez especula que um dos motivos do baixo desempenho dos jovens nas prova escrita seja a deficiência do ensino de redação. ;O ensino da disciplina ainda é inadequado. O processo de escrita envolve releituras, reestruturações, revisões: você não entrega um texto sem ler. Esse é o processo normal de escrita, mas nas escolas não é assim. Os professores mandam escrever, o aluno e entrega a primeira versão, o texto é corrido e fim;, critica. ;Na prova, faltou o aluno reler, revisar e reestruturar.;
A falta de estímulo também aparece. ;Com raras exceções, os professores também não são leitores. A sociedade não é leitora e não gera um ambiente favorável. Para completar, os livros são caros e 75% dos brasileiros nunca entrou numa biblioteca. Somos um país novo, e a era da imagem chegou antes de o Brasil ter se tornado uma nação leitora. Tudo isso contribui para um baixo desempenho na redação.;
Públicas x Particulares
Questionada sobre a diferença de desempenho entre colégios privados e os mantidos pelo Governo, Lucília Garcez defendeu que a disparidade se deve ao envolvimento dos pais. ;Os pais das escolas particulares são mais exigentes, afinal estão pagando e querem qualidade. A escola quer garantir matrículas e precisa mostrar resultados. No entanto, nas escolas públicas os pais acham que não estão pagando e não cobram tanto. Também não há competitividade nos colégios públicos;, finaliza.
Lucília Garcez é graduada em letras pela Universidade Federal de Sergipe, com mestrado em literatura pela Universidade de Brasília (UnB) e doutorado em linguística aplicada e estudos da linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).