Jornal Correio Braziliense

Enem

Candidatos podem conferir desempenho nas redações do Enem

Conferência do espelho é individual

O Ministério da Educação disponibilizou o espelho das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os candidatos. A avaliação de desempenho tem caráter apenas pedagógico já que os alunos não podem recorrer da nota. A conferência é individual. Para acessar, entre na e insira o CPF e a senha.

O tema da redação foi Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil. Segundo o Instituto de Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foram corrigidos 5.049.248 textos, dos quais, 481 tiveram nota mil. 32.991 ficaram em branco e 73.751 foram anulados, totalizando 106.742 redações com nota zero. Para fazer as correções, foram contratados 7.121 avaliadores que passaram por uma capacitação de 136 horas.


Na correção do Enem 2013, desvios gramaticais só foram aceitos quando não apareciam novamente no texto. Textos que tiveram parte do texto sem relação com o restante, desta vez, não foram tolerados e receberam nota zero. 1.398 redações (0,028%) se enquadraram neste caso. A rigidez foi adotada para evitar casos como o da edição de 2012, quando .

Para que erros não ocorram, os textos passavam por, pelo menos, dois corretores. Se as notas atribuídas pelos avaliadores tivessem divergência maior do que 100 pontos na média final ou maior do que 80 pontos em uma das competências de avaliação, o texto era enviado para um terceiro corretor. Caso a discrepância persistisse, a redação era encaminhada para uma banca especial. Foram encaminhadas 2.496.754 redações para um terceiro corretor, o equivalente a 50%. A banca de especialistas avaliou 306.821 textos, correspondentes a 6% do total.