Jornal Correio Braziliense

Verão Brasília 2014

Grávidas que fazem exercício físico podem ter bebês mais inteligentes

A preocupação de pais começa bem cedo, logo na gestação. Essa é a época em que os cuidados, a fome e os dengos das mamães estão acentuados. Mas, entre eles, há um dilema: é melhor repousar ou manter o corpo ativo? Apesar do receio de se movimentar sem moderação, médicos e pesquisas apontam só benefícios para quem opta pela atividade física ; bom para a gestante e para o bebê. E inclusive, a prática adequada pode aumentar o desenvolvimento do cérebro da criança, segundo um estudo da Universidade de Montreal, no Canadá.

Os pesquisadores acompanharam dois grupos com 18 mulheres no segundo trimestre de gestação. Elas fizeram caminhada, natação e corrida com durações diferentes e a acadêmica Elise Labonte-Lemoyne constatou um cérebro mais maduro nos recém-nascidos das mães que fizeram mais tempo de exercício. Isso pode refletir vantagens na área de linguagem mais tarde na vida, aponta Elise. A obstetra Taciana Fontes, 33 anos, sabe bem disso, pois tem artigos publicados sobre o tema e pesquisa a respeito, além de um detalhe: está grávida de sete meses, de Valentina, e faz musculação e aeróbica seis vezes por semana com um pique invejável.



Há oito anos, a médica cuida de gestantes com o mesmo incentivo da prática de atividades físicas, mas confessa que a gestação do primeiro filho, Pedro, 5 anos, foi difícil, porque não se dedicou ao que recomenda para si própria. ;Engordei bastante e tive complicações de saúde. Prometi que seria diferente na próxima vez;. E foi. Lá está Taciana correndo na esteira e pulando de uma academia para outra. É, ela faz duas, acompanhada de personals trainers especializados. ;Ninguém acredita no meu ritmo de atividade;, comenta.

As pessoas se assustam porque temem que o exercício faça mal para a neném. ;É um mito achar que as grávidas precisam repousar o tempo todo.; De segunda-feira a sábado, Taciana divide o tempo da academia entre musculação, natação e corrida. A médica explica que há muitos benefícios nesse estilo de vida durante a gestação, como o controle do peso, diminuição de chance de pressão alta e diabetes gestacional ; além de ajudar no desenvolvimento neuropsicomotor do bebê. ;As crianças das mães que praticam exercícios físicos com regularidade têm grande chance de nascer com QI elevado e a incidência de obesidade infantil até os 10 anos é significativamente menor;, aponta.