San Francisco - Steve Jobs, que morreu no último dia 5, vítima de câncer, foi homenageado na Internet e fora dela nesta quarta-feira (19/10), dia em que os tributos se multiplicaram em um memorial on-line criado pela Apple para seu cofundador, e as lojas da marca fecharam temporariamente em memória do empresário.
Funcionários das lojas Apple assistiram via videoconferência à cerimônia particular que aconteceu no anfiteatro da sede da empresa, em Cupertino, Califórnia. Ao mesmo tempo, o mundo ganhou um outlet virtual em memória de Jobs, no website Remembering Steve, em apple.com/stevejobs/.
"Mais de 1 milhão de pessoas em todo o mundo compartilharam seus pensamentos, sentimentos e memórias envolvendo Steve", diz uma mensagem publicada no site. "Uma coisa que todas têm em comum é como foram tocadas pela paixão e criatividade de Jobs."
Comentários e condolências foram enviados ao endereço rememberingsteve@apple.com: "Tenho 17 anos, e ter crescido assistindo a cada apresentação do homem de camisa preta com gola alta foi fundamental para mim", diz uma mensagem postada por um adolescente. "Sua visão foi responsável pela melhor parte da definição do estilo de vida da nova geração, e tenho orgulho em dizer que sou profundamente influenciado pela Apple."
"Tudo sobre a empresa inspirou minha filosofia sobre a tecnologia, e garantiu que os métodos de Steve Jobs continuem sendo uma motivação para mim, até e depois do dia em que eu lançar minha primeira empresa", conclui a mensagem.
Celebridades e grandes nomes do Vale do Silício, entre eles Larry Page, cofundador da Google, homenagearam o cofundador da Apple no último domingo, com uma missa privada numa igreja do campus da Universidade de Stanford, Califórnia.
Funcionários dos escritórios da Apple reuniram-se hoje no campus principal, para homenagear o homem que alterou a vida moderna com a criação do iPhone, iPod e iPad, e dos computadores Macintosh.
Lojas da Apple no norte da Califórnia fecharam as portas para permitir que os funcionários acompanhassem a homenagem particular, que teve início às 10h. O mesmo aconteceu em outras filiais da Apple nos Estados Unidos.
Na loja de Georgetown, em Washington D.C., cortinas brancas impediram que curiosos olhassem para dentro. Um aviso informava que a loja ficaria fechada por três horas.