O ranking da consultoria internacional, chamado ;Futuro da Mobilidade Urbana; analisou 84 cidades espalhadas pelo mundo em 19 critérios relacionados à performance, variedade de meios de transporte, compartilhamento de veículos e velocidade média de deslocamento que cada local oferece a seus habitantes.
São Paulo ocupa o 34; lugar, uma posição à frente de Nova York. As primeiras três posições foram ocupadas respectivamente por Hong Kong, Estocolmo e Amsterdã (confira o ranking abaixo).
Outras duas cidades brasileiras foram avaliadas: Curitiba, que ocupa a 39a posição seguida pelo Rio de Janeiro, que ficou com a 40 colcocação entre as 84 cidades analisadas.
De acordo com o relatório, custos relativos das passagens do transporte público e a integração de ônibus, metrôs e trens foram os fatores decisivos do desempenho da capital paulista. Por outro lado, a cidade teve mal desempenho na questão dos pesados congestionamentos.
De acordo com o estudo, uma boa frequência dos meios de transporte público e os cartões de passagens que permitem aos passageiros trocar de ônibus para trens e metrôs sem custo adicional foram fatores que contribuíram positivamente para o desempenho das cidades brasileiras.
Ranking completo