Dois anos após a Rio%2b20, conferência mundial de meio ambiente realizada em junho de 2012 no Rio de Janeiro, os veículos de comunicação continuam dedicando espaço considerável às publicações relacionadas ao tema. É o que revela ranking publicado na edição deste mês da Revista Imprensa.
O levantamento, que analisou reportagens e editoriais publicados pelos principais jornais e revistas do país entre 1 de janeiro de 2013 a 31 de dezembro de 2013, posiciona o Correio Braziliense como o quinto jornal que dedicou mais espaço à sustentabilidade, com 1089 textos publicados ao longo de 2013. No ranking geral, incluindo revistas e jornais, o Correio ficou na 11a colocação.
;Há cinco anos percebemos a relevância do tema e entendemos que merecia uma atenção especial. Foi quando decidimos lançar o projeto especial Ser Sustentável;, explica a Gerente de Marketing e Comunicação dos Diários Associados DF, Cristiane Maruyama.
Na análise da gerente, a forma que o Ser Sustentável foi idealizado, marcando dias importantes sobre o tema como o Dia da Água e o Dia do Meio Ambiente, é um marco tanto para o projeto quanto para outras editorias se estimularem a publicar reportagens desse tipo. ;Diretoria e jornalismo se mobilizam em torno do projeto. ;Ficamos satisfeitos quando vimos o resultado. É a concretização que conseguimos dar a importância devida ao tema;.
De acordo com o ranking, O Globo foi o jornal que mais publicou matérias sobre o tema, seguido do Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo e Zero Hora. Entre as revistas a Exame lidera, a frente da Você S.A., Época, Istoé Dinheiro e Época Negócios.
Responsabilidade empresarial
Não são só os veículos de comunicação que demonstram preocupação com a sustentabilidade. Segundo a Revista Imprensa, empresas do país também entendem a importância do tema. Tanto é que práticas sustentáveis estão cada vez mais comuns no universo empresarial. E foi para mensurar como as empresas comunicam suas ações que foi criado o Ranking das Empresas Mais Sustentáveis Segundo a Mídia. Em sua 7a edição, o levantamento analisou 410 empresas e suas aparições na mídia.
De acordo com o ranking, o Itaú lidera seguido pela Natura (empresa vencedora do ano passado) e Café Três Corações.