Ser uma empresa modelo em sustentabilidade pode ser mais difícil do que se imagina. Além de cumprir a legislação -- começando pelo licenciamento ambiental --, o dono preocupado com as práticas do negócio deve ir além. Isso inclui fazer diagnósticos dos problemas socioambientais, criar um plano de gestão sustentável, elaborar soluções para minimizar os impactos gerados e implementá-las. Pode também dedicar mais esforços e buscar capacitações, criar um setor responsável pela gerência ambiental da organização e, até, neutralizar as emissões de gases poluentes na atmosfera.
São tantos detalhes que o Correio resolveu ajudar os novos "ecorresponsáveis". Consultamos Délcio Rodrigues, gerente de consultoria do Ibope Ambiental; Fernando Altino, consultor de gestão ambiental e professor de engenharia de meio ambiente da Uerj; e Renato Armelin, coordenador do Programa Sustentabilidade Global, do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV. Os três especialistas montaram um guia com ações que podem adotadas na firma para torná-la mais verde. Conheça as dicas.
, para assinantes. Para assinar, clique .