A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) promoverá a Semana Lago Limpo, de 19 a 22 de setembro, com ações de educação ambiental voltadas para a conservação do Lago Paranoá.
O evento contará com atividades de fiscalização, coleta de lixo em cinco pontos às margens do lago ; trabalho que será feito por equipes da Fundação de Amparo ao Preso Trabalhador (FUNAP) e orientações educativas sobre a necessidade de manter o lago limpo. Duas escolas de mergulho de Brasília também promoverão a limpeza debaixo d;água.
Durante a Semana, fiscais da Superintendência de Recursos Hídricos da Adasa, do IBRAM, da Polícia Ambiental, da Caesb e da CEB farão vistoria nas bordas do lago para a identificação das captações e lançamentos de efluentes irregulares, como nos anos anteriores.
A ação ocorre ao mesmo tempo em que o Grupo de Acompanhamento dos Níveis Altimétricos do Lago Paranoá, composto por diversas instituições envolvidas com o Lago, realiza a lavagem da camada superficial (flushing) e limpeza das margens do lago - procedimentos anuais que objetivam a melhoria da qualidade das águas.
A higienização é realizada apenas quando o nível das águas atinge a cota mínima, de 999,80 metros. A cota foi alcançada na última quarta-feira (11) e deve permanecer assim até o dia 1 de outubro, quando voltará a subir gradativamente até atingir a 1000 m, no período das chuvas.