A estrutura, na parte inferior da construção, é formada por garrafas cheias de areia e unidas umas nas outras com barro. No alto das paredes, os vasilhames foram preenchidos com água colorida, o que permite maior luminosidade dentro do cômodo, que é utilizado para o desenvolvimento das atividades da escola integral. "Antes não existia nada nesse lugar e agora temos essa sala, que é uma maravilha para nós, estudantes, porque aqui temos um espaço seguro onde podemos aprender e nos divertir. Essa construção dá mais vontade de ficarmos na escola e aprender mais", disse Jaime Guimarães, 14 anos, aluno da 7; série.
"A música me faz livre e representa tudo o que sinto. Esse projeto faz com que tenhamos mais orgulho de estudar em escola pública, que tenhamos mais vontade de estar na escola e de querer sempre aprender mais", opinou a estudante da 7; série Ana Catarina Felinto, 14 anos, vocalista da turma.
Inovação
Além da construção da sala de aula ecologicamente correta, França desenvolve outros projetos voltados à sustentabilidade e à proteção do meio ambiente. Atualmente, o professor faz testes de um aquecedor de água feito com 120 garrafas PET e 36m de cano PVC, que utiliza o calor do sol para elevar a temperatura da água armazenada em uma caixa d;agua de 100L. "São projetos simples que queremos que os pais levem para casa e que tenham mudança de hábitos. Ao fazermos esse tipo de aparelho e termos o apoio dos pais, as crianças crescem com outra visão e, principalmente, respeitando o ambiente em que vivem", complementou o professor.
As melhorias no ensino também são percebidas pela monitora Sarah Marques, 22 anos, que cursou da 1; à 8; série nessa escola, em uma época que essas novidades não existiam. "Quando estudei aqui, anos atrás, perdi muitas coisas como as que os alunos estão tendo agora. Eles podem participar de atividades diferentes, fora das salas de aula, e isso ajuda muito na formação", opinou.
A escola conta, além dessas inovações, com um formato diferenciado de ensino, em que os alunos são convidados a saírem das salas de aula para aprenderem em passeios a pontos turísticos, teatros, cinema, dentre outros locais. O aprendizado, na escola, se estende, ainda, a uma horta onde são cultivados tomate, cenoura, alface e cheiro-verde, produtos que são produzidos sem agrotóxicos e que são utilizados no incremento da merenda escolar.
Ainda no canteiro, que é frequentemente utilizado pelos alunos, a estrutura para o plantio é feita de garrafas PET e de pneu, para, segundo o professor, causar menos impacto ao meio ambiente e conscientizar as crianças, desde pequenas, para o seu papel na sociedade.