Jornal Correio Braziliense

Ser Sustentável

Bióloga de Brasília cria jogo sobre Rio+20 para ensinar educação ambiental

Nurit Bensusan se especializa na criação de jogos infantis com temas ambientais. O último, sobre a conferência da ONU, estimula o aprendizado e desperta a conscientização



[SAIBAMAIS]A autora traz as respostas com 20 exemplos para cada uma das perguntas. Segundo Nurit, a preocupação dos pequenos com temas sobre o meio ambiente é incrível. ;Elas ficam indignadas com o fato de que as baleias podem desaparecer e querem fazer de tudo para isso não acontecer. É exatamente essa indignação que temos que manter depois que crescermos;, afirma.

Cinco mil livrinhos, com três jogos cada, foram distribuídos durante o evento para crianças entre 7 e 12 anos. Eles abordam os principais temas discutidos na Rio%2b20 e precisam ser jogados em grupo. O Polislândia mostra os conflitos das áreas urbanas e aborda questões como poluição, caos do transporte, lixo e devastação das áreas verdes.

No Megamemória, a garotada precisa identificar um trio de cartas ; uma sobre a situação atual da natureza; outra em 2032, com o sucesso da Rio%2b20; e, por fim, a terceira, sobre o possível fracasso da conferência. Já no jogo O que me ameaça?, o principal objetivo é achar pares de cartas diferentes, com a espécie ameaçada e com o que a ameaça.