Jornal Correio Braziliense

Ser Sustentável

O sonho de uma nova Estrutural: veja vídeo com a arte do grafiteiro Skull

Projeto utiliza plataforma apresentada no Rio para formar jovens conscientes dos problemas da cidade e capazes de reivindicar investimentos do orçamento participativo

[VIDEO1]

O morador da Estrutural Daniel Souza, 16 anos, viu um universo de interrogações se abrir há três semanas, quando começaram as oficinas do Observatório Criança e Adolescente (OCA). Entre a manhã atarefada dentro de casa e a noite dedicada à Educação de Jovens e Adultos, o estudante passa as tardes na sede do Coletivo da Cidade, onde participa de aulas sobre direitos humanos e políticas públicas. ;Aprendi que existem leis, mas muitas delas não são cumpridas aqui na Estrutural. Espero aprender coisas novas e passar isso para as pessoas;, sonha Daniel.



[SAIBAMAIS]Apesar de existirem há pouco tempo, as reuniões do projeto OCA já reúnem mais de 20 participantes entre 10 e 17 anos. O objetivo é capacitá-los para que eles se tornem pesquisadores dos problemas socioambientais da região administrativa e sejam capazes de sugerir os investimentos prioritários do orçamento participativo do governo do Distrito Federal. ;Queremos formar esse jovem para que ele aponte onde investir, porque as ações do GDF não batem com as do orçamento participativo;, explica Cleomar Manhas, 47, assessora política da ONG idealizadora da iniciativa Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc).