Rio de Janeiro - A presidente Dilma Rousseff pediu aos líderes mundiais reunidos na cúpula Rio%2b20 de desenvolvimento sustentável que assumam sua responsabilidade e deem "passos audazes" para atender as expectativas da população mundial, que "exige mudanças".
[SAIBAMAIS]"Estamos reunidos no Rio de Janeiro para dar passos audazes, mostrar coragem, assumir responsabilidades; estamos aqui porque o mundo exige mudanças", disse. "Temos plena consciência de que o futuro das próximas gerações aguarda nossas decisões", completou. "Nossa conferência deve gerar compromissos firmes; temos que ser ambiciosos", disse a presidente, para quem "o custo da inação é maior que o das medidas necessárias".
A presidente destacou fortemente a necessidade de erradicar a pobreza e a desigualdade social no mundo, ambitos nos quais destacou o avanço do Brasil. "A afirmação de que os seres humanos estão no centro das preocupações do desenvolvimento sustentável colocou a erradicação da pobreza como requisito indispensável", afirmou.
Dilma falou na cerimônia oficial de abertura da conferência, como anfitriã e presidente da mesma. Um total de 86 chefes de Estado e de governo participam da cúpula do desenvolvimento sustentável da ONU no Brasil, a quarta do tipo desde 1972, chamada a lançar o caminho rumo a um desenvolvimento que respeite o meio ambiente e a luta contra a pobreza.