A partir de totens localizados no estande do GDF na cúpula, os visitantes podem escolher entre 40 espécies de mudas típicas do cerrado para serem plantado em quatro parques do DF - Ecológico Ezechias Heringer, no Guará; de Uso Múltiplo da Asa Sul; Ecológico Águas Claras e Ecológico Dom Bosco, no Lago Sul. As mudas são oriundas das compensações florestais recolhidas pelo Ibram junto aos empreendimentos que passaram por processo de licenciamento ambiental. Desde o início da conferência, no dia 13/06, mais de 2 mil mudas já foram plantadas utilizando o projeto.
Os visitantes que estão plantando árvores virtualmente terão a oportunidade de conferir pessoalmente o crescimento das espécies. "A ideia é criar um vínculo entre as pessoas e a natureza", explicou o governador.
Depois da conferência, os totens serão levados às escolas, parques e pontos turísticos de Brasília para que os moradores da cidade e visitantes também possam fazer o plantio virtual das árvores. Segundo a Secretaria do Meio Ambiente do DF, o projeto deverá ser lançado na capital em setembro, no Dia Mundial da Árvore.
Diversas autoridades nacionais e internacionais participaram do lançamento. Entre eles, o embaixador e a embaixatriz da Itália no Brasil, Gherardo e Antonella La Francesca, que plantaram mudas de Copaíba. "Eu adoro esta árvore e fiquei empolgada com a inovação deste projeto", disse Antonella.
Com informações do Agência Brasília