Jornal Correio Braziliense

Quem é Você na Novela

Novela foi comentada, criticada e difundida pelas redes sociais

Ninguém escapa ao ;Oioioi;. A redução dos versos da canção de abertura da novela Avenida Brasil une milhares de brasileiros na internet no momento da exibição do folhetim. Televisionada, a revolução foi principalmente comentada, criticada e difundida pelas redes sociais mais populares no Brasil, o Twitter e o Facebook. Os números que os medidores de audiência não alcançam são assombrosos. A página oficial do televisivo no Facebook tem mais de 400 mil fãs. A hashtag #oioioi (o principal código de identificação) chega a ser mencionada mais de 1.300 vezes por dia no Twitter. Enquanto a busca por ;Avenida Brasil; no site de buscas Google aumentou mais de 3.000%.

Foi assim que o publicitário Marcus Póvoa foi alçado ao ;status de comentarista de novela; ao exprimir opiniões bem-humoradas ou ácidas a respeito do desenrolar do folhetim . O número de seguidores do seu perfil no microblog aumentou em 400 desde que começou a se dedicar ao produto televisivo.

;Comentar no Twitter é uma forma de as pessoas assistirem juntas. Comento coisas da televisão, um último capítulo ou a estreia de um BBB, o lance de Avenida Brasil foi conseguir reunir pessoas interessadas e gente que nem gosta de novela mas que comentam. É maravilhoso;, reconhece. Póvoa não consegue contabilizar com certeza quantos tuítes dedicou ao tema mas indica a casa das centenas, talvez milhares.

Ritual
Para honrar o compromisso com os desconhecidos da web, o funcionário da Câmara dos Deputados precisa deixar o trabalho às 20h e ir direto para a residência. Na correria, é impossível manter qualquer tipo de rito honroso. ;O ritual é chegar em casa e procurar alguma coisa rápida para comer. Depois é tevê e computador;, enumera.

Segundo o comunicador, um dos trunfos de Avenida foi o investimento estético. Os filtros, texturas e uma direção de fotografia de cinema podem ter atraído parte do público moderninho que terminou por se entregar ao entreteni mento preferido das avós. ;Eles deram um tratamento parecido com o das minisséries e microsséries da televisão. Acho que é uma reação ante o avanço da concorrente Record que começou a fazer novelas com qualidade de imagem muito parecido com as da Globo. Além disso, a novela é toda amarradinha, sempre tem um fator surpreendente no fim de cada capítulo. A direção é muito cuidadosa e no elenco, até o mau ator está bem;, acredita.