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Resíduos de construção civil podem virar matéria-prima de estradas

O lixo pode ser a matéria-prima para a produção dos mais variados produtos. De bijuterias a construção de estradas, a tecnologia já permite a utilização de material reciclado nas mais diferentes atividades. Projetos inovadores estudam também a viabilidade econômica dos resíduos e como aplicá-los em projetos de grande porte.

A professora e pesquisadora do Laboratório do Ambiente Construído, Inclusão e Sustentabilidade (Lacis) da Universidade de Brasília (UnB), Maria Vitória Ferrari, entende que as universidades podem desempenhar importante papel nessa área. ;O conhecimento está presente aqui na academia, o problema é como difundir isso na sociedade. Temos boas coisas sendo produzidas;, comenta a especialista.

A dissertação de mestrado da estudante colombiana Alejandra Gómez, apresentada na UnB, é um desses projetos. Ela ficou em terceiro lugar no prêmio Jovem cientista de 2011, no qual concorreu com mais de 2,3 mil estudos produzidos no Brasil inteiro. O trabalho consiste na utilização dos resíduos da construção civil - mais especificamente, as sobras da demolição do Mané Garrincha na construção de estradas.

A engenheira mostrou que o material que sobra das demolições pode, após passar por uma triagem, ser utilizado na construção das bases das estradas. O material fica embaixo da camada de asfalto e é importante para formar uma base firme para as ruas. Trabalhos anteriores já haviam acenado com essa possibilidade, porém a pesquisa de Gómez foi a primeira a mostrar que é possível essa utilização em avenidas de grande movimentação.

;Depois de todos os testes que fizemos, ficou comprovado que esses materiais aumentam a resistência e a durabilidade das estradas. O cimento reage com os restos da construção civil e cria uma camada mais firme e resistente. Dessa forma, o próprio asfalto dura mais tempo, pois a base de boa qualidade absorve melhor o peso dos veículos ao longo do tempo;, explica a pesquisadora.

As estimativas da estudante, que atualmente cursa doutorado na UnB, mostram que o reaproveitamento dos resíduos da construção civil pode gerar uma economia de 30% na construção das estradas. Ela defende que a utilização em grande escala desses materiais pode diminuir ainda mais os custos. ;As cidades têm ;jazidas; desses resíduos, pois sempre se realizam obras. Isso reduz custos de transporte e de extração de minério e diminui os preços;, coloca.

Segundo os dados levantados na pesquisa de Alejandra, a construção civil produz um volume de 7 mil toneladas diárias de resíduos em Brasília. ;Tudo isso é jogado fora. O pessoal ainda chama de entulho, tem preconceito. Não enxergam que esse material também é parte do processo produtivo;, conta.

Além do lado econômico, a moça também faz questão de ressaltar os benefícios ambientais da utilização dos resíduos da construção civil. ;As jazidas de calcário (principal minério utilizado nas estradas) já foram muito exploradas, já era hora de testar outros materiais, de se pensar novas maneiras de realizar essa atividade;, disse.

Outra vantagem da reutilização, de acordo com a pesquisadora, é a diminuição do volume de lixo produzido na cidade. ;Esse material seria descartado com o entulho e iria para os lixões onde ficaria acumulado por muito tempo;, opina.