Jornal Correio Braziliense

Pensar Brasilia

Questões sensíveis à qualidade de vida serão debatidas amanhã no Correio

Os desafios para manter a qualidade de vida no Distrito Federal não são pequenos: o uso abusivo dos recursos naturais, a expansão do consumo de água, o crescimento dos lixões e a reciclagem são situações que a capital precisa enfrentar. Essas questões serão analisadas durante a quarta edição do seminário Pensar Brasília, uma iniciativa dos Diários Associados, que ocorrerá às 9h de amanhã no Auditório José Hipólito da Costa, no prédio do Correio Braziliense. O evento reunirá diversos especialistas, que, com o público, debaterão os caminhos para um futuro sustentável.

Participam do debate o arquiteto e professor aposentado da Universidade de Brasília (UnB) Paulo Zimbres; o ex-diretor da Agência Nacional de Águas e ex-presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) Oscar Cordeiro Netto; e o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do DF, Eduardo Brandão. A conversa será mediada pelo editor-executivo do Correio, Carlos Alexandre. As inscrições são gratuitas.

No DF, uma das questões mais sensíveis é o uso racional da água. O avanço da cidade inutilizou algumas fontes de abastecimento e aumentou o consumo. O professor Oscar Cordeiro Netto ; especialista em engenharia sanitária, com ênfase em planejamento integrado dos recursos hídricos ; detalhará o assunto. Netto atua especialmente nas áreas de saneamento ambiental, gestão, planejamento na utilização dos recursos e dos processos de auxílio à decisão e à avaliação de políticas públicas. Com graduação em engenharia civil pela UnB e doutorado em ciências e técnicas ambientais pela École Nationale des Ponts et Chaussées, foi diretor da Agência Nacional de Águas entre 2004 e 2008.



Políticas públicas

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do DF, Eduardo Brandão, também participará do evento e apresentará as propostas do GDF para a sustentabilidade. A pasta é responsável pelos serviços de coleta de lixo, limpeza urbana e implantação de ações educativas. No seminário, serão exibidos os principais projetos que pretendem dinamizar essas questões na capital.

O governo também fará uma exposição sobre as políticas públicas desenvolvidas no Distrito Federal. Um exemplo dessas ações é o Centro de Excelência do Cerrado, projeto que visa criar um espaço destinado à troca de conhecimentos entre pesquisadores e gestores.

O Pensar Brasília fará seu último seminário em 28 de novembro, com o tema Qualidade de Vida ; Desenvolvimento Econômico. O evento vai discutir as formas de evolução do Distrito Federal e quais são os desafios e as soluções para colocar a capital no ranking das unidades da Federação mais produtivas e industrializadas. Vocação econômica, criação de empregos, chegada de indústrias, associação de trabalhadores, criação de cooperativas, empreendedorismo e outros assuntos serão abordados por especialistas e profissionais da área. Também será produzido um suplemento a ser publicado no Correio, além de programas na rádio Clube FM e uma série de reportagens na TV Brasília.

Quem é quem

Paulo Zimbres
Arquiteto e professor aposentado da Universidade de Brasília (UnB) tem larga experiência em grandes projetos. Busca inserir conceitos de sustentabilidade e criar bairros com uso de tecnologias que não agridam o meio ambiente. Desenvolveu conceito urbanístico de duas importantes cidades do DF: Águas Claras e Noroeste.

Oscar Cordeiro Netto
Ex-diretor da Agência Nacional de Águas e ex-presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), é professor da UnB e desenvolve pesquisas na área de planejamento.

Eduardo Brandão
Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do DF, tem importante atuação na área. Filiado ao Partido Verde, foi candidato a governador nas eleições de 2010.

Oscar Toledo Ribas
Graduado em arquitetura e urbanismo pela UnB, é professor da instituição. Foi chefe do Departamento de Arquitetura da FAU/UnB (1995). Especialista em gestão ambiental.

Programe-se

Quarto Seminário Pensar Brasília Qualidade de Vida ; Sustentabilidade manhã, às 8h30, no Auditório Hipólito José da Costa, na sede do Correio Braziliense (Setor de Indústrias Gráficas, Quadra 2, Lote 340). Inscrições pelo telefone 3214-1275