Para viver um grande amor

Vinicius escreveu canção "Minha namorada" para a quinta esposa

A estudante Nelita de Abreu não estava interessada no compositor quando o conheceu, mas aceitou viajar com ele para Roma e Paris

postado em 02/10/2013 08:43

A fuga do casal para a Europa teve a ajuda de Carlos Lyra e Tom Jobim

Nelita de Abreu Rocha não se interessava por poesia e nem deu muita bola para Vinicius de Moraes quando o conheceu, ainda casado com Lucinha de Proença, no início da década de 1960. Aos 20 anos, estudante de pedagogia, a moça namorava firme outro rapaz, também com aspirações a poeta. Mas Vinicius acabou se encantando por ela, e os dois tornaram-se amantes. O namorado oficial descobriu o caso proibido, e Vinicius, com o respaldo dos amigos Carlos Lyra e Tom Jobim, encontrou uma solução bastante inusitada: carregou a moça rumo a Roma e Paris. A passagem está no livro O poeta da paixão, de José Castello, de onde a foto acima foi retirada.

Por telefone, Carlos Lyra detalha: ;Fui eu quem propus a ele. ;Você não é um poeta? Por que não rapta ela?; Ele ficou feliz com a ideia, ria de se acabar;, conta o violonista. Vinicius levou a sério a sugestão. Lyra fora designado para guiar o casal até o aeroporto, mas Tom Jobim acabou tomando o posto. Para completar, os escritores Fernando Sabino e Otto Lara Resende improvisaram-se de seguranças dos enamorados. Quando chegou ao destino, Nelita foi surpreendida por um telegrama do pai, desejando felicidades ao novo casal. Retornaram da Europa em 1964, e se separaram em 1968.

Carlos Lyra soletrou para o Correio o endereço eletrônico de Nelita, em cujo cartão de visitas, agora, consta o sobrenome do atual marido, o francês Gerard Leclery. A quinta esposa de Vinicius de Moraes tem por volta de 70 anos, e reside no Rio de Janeiro. Ao receber o e-mail da reportagem, prontificou-se rapidamente a colaborar.

[SAIBAMAIS]Quando leu as questões, novamente foi rápida em sua réplica. ;Suas perguntas são muito boas. Lembrei-me de Vinicius, que sempre reclamava muito dos jornalistas que chegavam lá em casa sem saber nada sobre ele. Muitas vezes, nem os livros publicados.; Mas, envolvida no Festival de Cinema (do Rio de Janeiro), alegou que não poderia se aprofundar no assunto por enquanto. ;Tenho certeza de que a reportagem vai ficar ótima e você nem vai sentir a minha falta;, destacou, com a mesma simpatia e honestidade que pautou toda a troca de e-mails.

A relação de Nelita com sua mãe, que Vinicius acompanhara pelas cartas trocadas pelas duas quando o casal residia no exterior, acabou o inspirando a escrever a crônica Mãe e filha. Para uma menina com uma flor, o poema e o livro, foram também dedicados a Nelita. Além de Minha namorada, canção em parceria com Carlos Lyra que se tornou um dos maiores sucessos do musical Pobre menina rica.

Minha namorada
Melodia de Carlos Lyra e letra de Vinicius, para Nelita


[VIDEO1]


;Se você quer ser minha namorada
Ai que linda namorada
Você poderia ser
Se quiser ser somente minha
Exatamente essa coisinha
Essa coisa toda minha;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação