Jornal Correio Braziliense

OsNomesDoMensalao

Antes de voltar ao presídio, José Genoino recebe visita do irmão

Genoino deve voltar hoje ao Complexo Penitenciário da Papuda, após decisão do STF

Pouco antes das 11h30 desta quinta-feira (1;/5), o deputado Jose Guimarães (PT-CE) chegou ao condominio onde mora o ex-deputado José Genoino, na regiao do Jardim Botânico. O parlamentar, que é irmão do condenado da Ação Penal 470, o mensalão, chegou em um Civic preto e acompanhado de um assessor. Genoino deve voltar hoje ao Complexo Penitenciário da Papuda por ordem do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa.

[SAIBAMAIS]Condenado a 4 anos e 8 meses de cadeia em regime semiaberto, Genoino ficou menos de uma semana na Papuda, em novembro do ano passado, antes de ser autorizado pelo próprio presidente do STF a cumprir prisão domiciliar. Em julho de 2013, o petista passou por uma cirurgia cardíaca. Quatro meses depois, foi preso. No entanto, desde que passou mal na Papuda e foi levado para o Instituto de Cardiologia do DF, o ex-presidente do PT não voltou ao presídio. Conquistou o direito provisório de ficar em casa. Quando teve alta hospitalar, ele foi morar no apartamento de parentes. Já no começo do ano, mudou-se para um imóvel alugado em um condomínio na região do Jardim Botânico, em Brasília.



A decisão de Joaquim Barbosa foi tomada com base em laudo de perícia médica, feita no último dia 12, por cardiologistas da Universidade de Brasília (UnB). Os médicos encaminharam, na última segunda, ofício ao Supremo, no qual apontam que o quadro clínico de Genoino está ;plenamente estabilizado; e não é grave. ;Determino o imediato retorno do apenado ao sistema prisional do Distrito Federal, onde deverá cumprir sua pena;, destaca a decisão.

Barbosa fixou o prazo de 24 horas, contadas do momento da intimação, para que Genoino se apresente ao Centro de Internação e Reeducação (CIR), na Papuda. Como já cumpre pena desde novembro, o petista poderá voltar para casa em agosto, quando completará um sexto da pena e passará a ter o direito à progressão de regime.