O Governo do Distrito Federal instaurou ontem uma investigação para apurar quem gravou e em que circunstância foi feito o vídeo, divulgado na última terça-feira, no qual o ex-ministro José Dirceu aparece conversando com deputados no Complexo Penitenciário da Papuda. A gravação foi feita durante visita de parlamentares da Comissão de Direitos Humanos da Câmara ao petista, que cumpre pena no presídio em razão da condenação no julgamento do mensalão.
Procurada, a Subsecretaria do Sistema Penitenciário do DF (Sesipe) destacou que ;todas as celas onde cumprem penas internos de bom comportamento possuem tevê; e, ainda, que o ;chuveiro elétrico não existe apenas na cela em que o apenado Dirceu está;. A Sesipe acrescentou que nunca teve aparelho de micro-ondas na cela.
Questionada sobre a informação de que Dirceu ocupa uma cela maior que a dos demais detentos, a Sesipe observou, por meio da assessoria de imprensa, que, naquela ala da Papuda, todas as celas têm a mesma metragem, de aproximadamente 20m;.