Jornal Correio Braziliense

OsNomesDoMensalao

Foragido da Justiça brasileira, Henrique Pizzolato é preso na Itália

O ex-diretor estava foragido desde novembro. Ele foi condenado a 12 anos e sete meses de prisão



[SAIBAMAIS]Militante do PT desde a fundação do partido, Pizzolato é responsável pela liberação de R$ 73 milhões da Visanet para a empresa do empresário Marcos Valério, a DNA Propaganda. Ele teria recebido mais de R$ 300 mil em espécie. Após o envolvimento no maior escândalo da política brasileira, ele chegou a antecipar a aposentadoria.

Pizzolato havia confessado a fuga por meio de uma carta ao advogado, na qual alegou que sua saída do país foi uma tentativa de conseguir um novo julgamento na Itália, valendo-se da dupla cidadania. Poucos dias depois divulgou um vídeo na internet, gravado durante um encontro do PT, onde reafirmou sua inocência e disse que as provas que o absolviam não foram sequer consideradas pela Justiça.

Deputado se entrega

Nessa terça-feira (4/2), o deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP) se entregou no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal. Ele teve a prisão decretada poucas horas antes pelo presidente do Supremo. O parlamentar foi condenado a 9 anos e 4 meses de cadeia em regime fechado pelos crimes de corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro. Ele cumprirá, no entanto, pena inicial de 6 anos e 4 meses em regime semiaberto pelos dois primeiros crimes. O deputado ainda terá direito a novo julgamento por lavagem de dinheiro.

Com informações de Renata Mariz e Paulo de Tarso Lyra